A suspensão autorizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) se refere a  reajustes aplicados por variação de Custo (reajuste anual) e  de Faixa Etária (reajuste por idade), não implica na suspensão total da sua mensalidade.

 

 

Esclareça suas dúvidas a respeito da suspensão de reajustes:

 

  • Já recebi o boleto/fatura de setembro com o reajuste o que devo fazer?

A Agência Nacional de Saúde autorizou as operadoras que em relação aos boletos de setembro emitidos OU já pagos, o ajuste da mensalidade deverá ocorrer na mensalidade de outubro. 

  • O meu plano é individual/ familiar (pessoa física) qual foi o reajuste por variação de custo (reajuste anual) aplicado em 2020?

O reajuste dos planos individuais/familiares é definido anualmente pela ANS, devido a pandemia, o percentual não foi divulgado e por consequência a Unimed Vale do São Francisco não aplicou o reajuste 2020 para os planos individuais no período que maio de 2020 a abril de 2021.

  • O meu plano é coletivo empresarial ou coletivo por adesão qual foi o reajuste por variação de faixa (reajuste anual) aplicado em 2020? 

Os planos coletivos com mais de 30 beneficiários são reajustados anualmente de acordo com negociação feita entre a Unimed e pessoa jurídica contratante (empresa, associação, sindicatos, etc), para saber se o percentual de reajuste já foi negociado entre em contato com a pessoa jurídica a qual esta vinculada. 

  • As cobranças de reajustes aplicadas de janeiro a agosto serão devolvidas pela Unimed?

A determinação de suspensão de reajuste passa a valer a partir de 1 de setembro até 31 de dezembro de 2020, deste modo os reajuste cobrados anteriormente não foram afetados pela suspensão. 

  • Quando os reajustes suspensos em setembro, outubro, novembro e dezembro  voltarão a ser cobrados? 

A cobrança dos valores suspensos voltará a partir de janeiro de 2021, porém a Agência Nacional de Saúde até o momento não informou de que forma a recomposição será realizada. Assim, é importante que o beneficiário faça um planejamento financeiro considerando o valor acumulado dos meses de setembro a dezembro e, eventualmente, o reajuste por faixa etária (reajuste por idade) que poderá ter acontecido no seu contrato neste período. 

  • A suspensão dos reajustes irá alterar o mês de aniversário (data base) do contrato ?

A suspensão dos reajustes não tem impacto na data-base dos reajustes por variação de custo (reajuste anual), ficando mantido o mês já definido no contrato. 

 

Caso tenha mais alguma dúvida sobre a suspensão, entre em contato com a Unimed Vale do São Francisco pelos canais:

 

Email: suspensaoreajuste@unimedvsf.coop.br

Telefone: 87 3866-7946


Para acessar o FAQ da Agência Nacional de Saúde sobre suspensão de reajustes dos planos de saúde, clique aqui.