A Atenção Domiciliar (AD) oferecida pelos programas UNIMED LAR e CUIDADOS PALIATIVOS consiste no acompanhamento interdisciplinar especializado na residência dos pacientes. Tem como objetivo melhorar a qualidade vida, prevenir descompensações clínicas, promover conforto, autocuidado, educação em saúde, buscando sempre a segurança e a estabilidade da saúde física, social e psicológica dos pacientes dentro do seu contexto familiar.  

Tem como público-alvo pacientes de baixa, média e alta complexidade, portadores de doenças crônico-degenerativas, acamados em domicílio com ou sem sequelas, com algum tipo de insuficiência, quadro demencial, dependentes para as atividades básicas de vida diária (ABVD), atraso no desenvolvimento cognitivo e físico, limitação funcional, dependente de tecnologia para a manutenção da vida, instabilidade clínica, comorbidade e cuidados paliativos. São necessários para a participação nos programas a necessidade de cuidados contínuos diários ou monitorização por pessoa treinada e dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde.
A participação no Programa é um benefício adicional do plano, sem qualquer acréscimo de valor da mensalidade. 

O serviço é prestado por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistentes sociais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que oferecem suporte de forma humanizada e eficiente de acordo com a situação clínica de cada beneficiário, desde recém-nascidos até idosos. A Equipe torna-se se responsável pela atenção do paciente durante todo o processo clínico e faz julgamentos sobre a demanda de atenção e sobre o seu percurso assistencial.
Ainda, são oferecidos serviços como aplicação de medicamento injetável, oxigenoterapia, curativo especial, cuidado com ostomias e coleta de exame laboratorial. 
A Assistência no domicílio promove a diminuição dos riscos de infecção hospitalar, humanização do atendimento e reinternações desnecessárias. 
Para entrar nos Programas é preciso que o médico responsável pelo paciente preencha o formulário de encaminhamento aos Programas Unimed Lar ou Cuidados Paliativos. Em seguida a equipe avalia as condições clínicas do beneficiário, da infraestrutura física da residência, e elaborara um plano de cuidado específico, de acordo com o grau de complexidade.  

São critérios de elegibilidade para os programas de assistência domiciliar:
• Ter plano de saúde Unimed Vale do São Francisco;
• Ter encaminhamento do médico assistente;
• Ter familiar ou cuidador responsável pela manutenção do cuidado e que seguirá as orientações da equipe;
• Residir no perímetro urbano de Petrolina/Juazeiro;
• Não estar em período de carência para internação ou com limite contratual esgotado;
• Ser restrito ao leito ou apresentar incapacidade temporária de locomoção até a rede credenciada;
• Estar hospitalizado com problemas de saúde controlados e ter condições de dar continuidade no tratamento em domicílio.

 

Unidade de Atenção Domiciliar Unimed
Rua Yorguy Nicola Khoury, Nº 1 
Santo Antônio    Juazeiro/BA
(74) 3614 - 7450