A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 345 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 18 milhões de clientes em todo País.

Conheça o Sistema Unimed: 

Vídeo Institucional Sistema Unimed

Manifesto da Marca Unimed

 

Unimed Vale do São Francisco

 

Tudo começou em 1991, quando um grupo de um pouco mais de trinta médicos da cidade de Petrolina decidiu, motivados por cooperados da Unimed Recife, fundar a Unimed Petrolina. Vários já participavam da Unimed São Francisco situada na vizinha cidade de Juazeiro, em funcionamento desde 1989.

Em 1996 começaram os entendimentos para ocorrer a fusão das duas cooperativas, visto que passariam a fortalecer suas ações unificando as estratégias de mercado e reduzindo custos administrativos.

Após aprovações nas Assembléias Gerais de ambas as cooperativas, em 1999 a Unimed Petrolina assumiu a Unimed São Francisco, passando a se denominar Unimed Vale do São Francisco, congregando todos os cooperados militantes na região.

Desde então, a Cooperativa se tornou uma empresa cada vez mais sólida na sua determinação de servir bem aos seus clientes, oferecendo uma assistência com padrão de excelência e mercado de trabalho rentável para os cooperados.

A Unimed Vale do São Francisco hoje:

Com mais de 500 médicos cooperados, mais de 65.000 usuários, somos a maior operadora de planos de saúde da região;

 

Nosso objetivo é oferecer assistência médico-hospitalar e serviços complementares de diagnóstico e terapia a todos os seus usuários, respeitando o direito de livre escolha de cada um.

Baseada no princípio cooperativista, a UNIMED, além de adotar seus principais fundamentos, não possui finalidade lucrativa e isso a torna diferente de todos os outros prestadores de serviços de saúde.

 

Cooperativismo

 

Valores Cooperativistas

Ajuda Mútua e Responsabilidade
Democracia
Igualdade
Equidade
Solidariedade
Honestidade
Transparência
Responsabilidade Social

 

Princípios

1º Princípio: Adesão livre e voluntária
2º Princípio: Gestão democrática pelos cooperados
3º Princípio: Participação econômica dos cooperados
4º Princípio: Autonomia e independência
5º Princípio: Educação, formação e informação
6º Princípio: Intercooperação
7º Princípio: Interesse pela comunidade