PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE OPERADORAS ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR - 2020 (ANO BASE 2019)

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE OPERADORAS ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR - 2020 (ANO BASE 2019)

15 Abril 2021

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho de operadoras de planos de saúde - por meio de um conjunto de indicadores - com o objetivo de aferir o desempenho global das empresas que atuam no mercado.

 

Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS publicou em seu sítio na internet o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, contemplando a performance das operadoras no mercado.

 

Desta forma e, em atendimento ao disposto no art. 21-A da Resolução Normativa nº 423/2017 da referida agência, divulgamos o resultado final do IDSS 2020, referente ao ano de 2019, bem como suas respectivas dimensões.

 

Os resultados obtidos pela Unimed Vale do Sepotuba – Cooperativa de Trabalho Médico (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo.

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.

 

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

Para maiores informações sobre o Programa de Qualificação de Operadoras, clique aqui.