Voltar

Colaboradores da Unimed Vale do Sinos realizam boa ação

Colaboradores da Unimed Vale do Sinos realizam boa ação

Colaboradores da Unimed Vale do Sinos realizam boa ação

1º Novembro 2019

Para encerrar o mês de outubro com chave de ouro, 27 colaboradores da cooperativa se reuniram para realizar doação de sangue e cadastro para dação de medula óssea

Para muitos, o dia 31 de outubro é a celebração ao Dia das Bruxas, mas para 27 colaboradores da Unimed Vale do Sinos, a data foi de celebração à vida. Em uma ação voluntária promovida pelo setor de Marketing e Sustentabilidade, um ônibus levou todos os voluntários até o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), um dos locais que recebe os cadastros para doação de medula óssea no estado.


Colaboradores da Unimed Vale do Sinos realizam doação de sangue

O grupo foi recebido pela Psicóloga do Hemocentro, Glória Marcolla, que falou sobre a importância da doação e como é satisfatório receber colegas que se reúnem em prol de uma boa ação. “Atendemos 42 hospitais, em torno de 100 municípios, por isso precisamos tanto de sangue. Não temos um substituto para o sangue e precisamos manter os hospitais com certa reserva”, explica.

A atividade marca o dia Nacional do Doador de Medula Óssea (6/10) e o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11) e a Unimed Vale do Sinos não poderia deixar de engajar seus colaboradores em uma causa tão nobre. Para o Analista Ambiental e de Sustentabilidade da Unimed Vale do Sinos, Maicon Preuss, a doação é bastante importante, não só para as pessoas que irão receber, mas também para ajudar a elevar os índices de saúde do país. “Precisamos estimular a doação voluntária de sangue, pois no Brasil o percentual de doadores é a metade do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, explica. “Anualmente promovemos ações de doação de sangue e cadastro de medula óssea, pois acreditamos que estimulando nossos colaboradores, um trabalho de formiguinha começa a ser feito. Alguns colaboradores acabam voltando na doação seguinte e sempre convidam colegas para fazerem o mesmo”, completa Preuss. A ação faz parte do Programa Doador Fiel, da Unimed Vale do Sinos, que estimula a doação de sangue entre os colaboradores e cooperados.


Carolina realizando a doação pela terceira vez

Para a colaboradora Carolina Machado, do setor de Relações Empresariais da Unimed Vale do Sinos, que já realiza a doação pela terceira vez, a atividade é muito satisfatória. “O ato de poder ajudar, salvar uma vida, é minha motivação para doar sangue”, explica. Além de realizar a doação sanguínea, Carolina aproveitou a oportunidade para mais uma boa ação: “Sempre quis fazer o cadastro para doador de medula óssea e não perdi a oportunidade dessa vez”. Segundo colaboradora, sentir um pouco de medo ou insegurança antes da primeira doação é normal, mas é necessário ser enfrentado. “Acredito que, se pensarmos no outro, que depende disso para sobreviver, e que um dia podemos ser nós a precisar disso, teremos a coragem e segurança para ser um doador”, orgulha-se Carolina.


Colaboradores após a doação

Para ser doador de medula óssea é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade
- Apresentar documento oficial com foto
- Estar em bom estado geral de saúde
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul fica localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, e o telefone para contato é (51) 3336-6755.