Voltar

Mês especial no Centro de Oncologia da Unimed Vale do Sinos

Mês especial no Centro de Oncologia da Unimed Vale do Sinos

Mês especial no Centro de Oncologia da Unimed Vale do Sinos

“Girassóis” foi o tema escolhido para a ação deste ano

O mês da Oncologia Unimed Vale do Sinos iniciou na segunda-feira, 14 de outubro e seguiu até o dia 14 de novembro. Buscando abranger os meses de campanha de prevenção ao câncer, outubro rosa e novembro azul, diversas ações especiais foram pensadas para homenagear os pacientes com o Jeito de Cuidar Unimed.


Equipe da Oncologia com paciente

Uma decoração especial foi produzida no Centro de Oncologia do Hospital Unimed, com a temática de girassóis. A espécie de flores foi escolhida, pois representa força e reconstrução, além de ter cores fortes e alegres. O laranja e o amarelo deixaram o espaço mais colorido e receptivo. Como atração, um totem de fotos para os pacientes se divertirem e levarem uma lembrança para casa. Como presente, eles também receberam um squeeze personalizado – como lembrança de que beber água é fundamental, ainda mais durante o tratamento.


Equipe ao lado de pacientes

Para a Enfermeira Oncológica do Centro de Oncologia da Unimed Vale do Sinos, Luciana Lelling, é fundamental ter ações como essa: “Este momento traz para dentro da oncologia mais alegria e leveza. Os pacientes ficam felizes em chegar e ver que tudo isso foi elaborado com muito carinho para eles e, assim, se sentem ainda mais acolhidos”, observa. E ainda destaca: “No momento das fotos, a bagunça é ótima, muitas gargalhadas e fantasias”.

O paciente João Alberto Kolling, de 41 anos, também expressou sua alegria ao ser recebido com um ambiente diferente.  “Ações como essa ajudam na recuperação de todos! Não tem alguém que não saia animado daqui nesse mês." Além disso, ele reforça o cuidado e o reconhecimento com a equipe assistencial. “Me sinto muito agradecido em poder fazer meu acompanhamento aqui, as meninas da equipe são incríveis. Estão sempre sorrindo e nos animando, aqui eu não me sinto doente. Fico feliz com o dia que preciso vir, fizemos amizades e todos se tornam especiais, os médicos e a equipe da Oncologia fazem toda diferença para aqueles que estão nesse processo”, comenta. 


João Alberto Kolling durante a atividade

O Dr. Andrey Alexander Vieira Manfro, médico do Centro de Oncologia do Hospital Unimed, reforça a importância de campanhas de prevenção na área da Oncologia. “É muito importante, ficar informado, buscar auxílio antes, se prevenir”. Além disso, destaca os meses ‘coloridos’: “Quanto mais informação melhor, especialmente sobre esses dois tumores (mama e próstata) que são mais incidentes. Agora também temos o dezembro laranja, que fala a respeito do câncer de pele. São três áreas que são mais possíveis de prevenção”, alerta.

A ação ocorre in loco no Centro de Oncologia para os pacientes que estão em tratamento.