Voltar

Semana do Aleitamento tem atividades especiais na Unimed Vale do Sinos

Semana do Aleitamento tem atividades especiais na Unimed Vale do Sinos

Semana do Aleitamento tem atividades especiais na Unimed Vale do Sinos

8 Agosto 2019

Cooperativa promoveu encontros, oficinas e atividades dedicados à data

O dia 1º de agosto é marcado mundialmente pelo Dia da Amamentação e, para não deixar a data passar em branco, a Unimed Vale do Sinos promoveu, de 29 de julho a 2 de agosto, a Semana do Aleitamento Materno 2019.

As atividades tiveram início com o I Seminário Interno de Aleitamento Materno, que apresentou seis minipalestras ministradas por integrantes da equipe de Enfermagem e contou com a participação de mais de 40 colaboradores. O encontro promoveu discussão e troca de experiências e conhecimento.


I Seminário Interno de Aleitamento Materno

Conforme a Enfermeira referência em Orientação Puerperal, Ana de Souza, que idealizou o seminário, o Aleitamento materno é uma prática sustentável que auxilia na promoção da saúde das crianças. “O leite materno é sabidamente o alimento mais completo para o bebê, contempla todos os nutrientes e compostos necessários e a mãe que consegue amamentar está proporcionando o melhor para seu filho”, explica a profissional.

“A problemática que se gera em torno do ato de amamentar é que ele não é instintivo e precisa ser desenvolvido pela mulher”, conta Ana. “As mulheres, em geral, acreditam que precisam dar conta de tudo, carreira, família, maternidade e amamentar requer doação, mudança de rotina”, completa.

Para a enfermeira, é muito importante conversar com as pessoas sobre este tema, principalmente para desmistificar várias práticas que não têm embasamento científico. “Precisamos descomplicar a amamentação e esse é o meu papel: orientar as mães para que elas possam encontrar seu jeito de amamentar e que sua experiência na amamentação seja única e plena”, reflete a enfermeira.

Além disso, foram entregues às mamães que estavam na maternidade do Hospital Unimed uma almofada de amamentação, que auxilia as lactantes neste momento tão especial entre elas e seus bebês.


Enfermeira Ana realizando a entrega das almofadas às mamães que estavam na maternidade

Já na terça-feira, 6 de agosto, a Unimed Vale do Sinos realizou a oficina “Vamos falar sobre amamentação? ”, ministrada pela enfermeira Ana de Souza. A atividade foi aberta ao público externo e à comunidade.

A estudante do curso Técnico em Enfermagem, Cleni Bruckmann, participou da oficina e afirma que é muito importante falar sobre aleitamento materno. “É preciso que as mulheres saibam como lidar com seu corpo e tudo que envolve saber amamentar”, explica. “A palestrante passou as informações de forma clara, simples e muito inteligente”, completa Cleni, que é moradora de São Leopoldo.



Público participante do I Seminário Interno de Aleitamento Materno

Um dos propósitos da Semana do Aleitamento materno é cuidar do bem-estar e da saúde dos clientes da cooperativa, tornando a ação parte importante do Jeito de Cuidar Unimed.