Voltar

Sonho do novo Hospital Unimed Vale do Sinos cada vez mais perto de se tornar realidade

Sonho do novo Hospital Unimed Vale do Sinos cada vez mais perto de se tornar realidade

Em meio a uma pandemia, acompanhar o avanço das obras surpreende a comunidade e tranquiliza aqueles que aguardam que a região se torne referência em saúde

Sonho do novo Hospital Unimed Vale do Sinos cada vez mais perto de se tornar realidade

Em meio a uma pandemia, acompanhar o avanço das obras surpreende a comunidade e tranquiliza aqueles que aguardam que a região se torne referência em saúde

30 Abril 2020

Quem passa em frente ao local onde estão ocorrendo as obras do novo Hospital Unimed Vale do Sinos não consegue esconder o olhar de satisfação e surpresa pelo empreendimento que, a cada dia, cresce mais e enche os olhos daqueles que aguardam ansiosamente para ver o Vale do Sinos se tornar referência em saúde.

Atualmente é possível ver 60% da obra concluída, sendo que a infraestrutura e a supraestrutura já estão totalmente concluídas, enquanto as paredes, esquadrias, impermeabilizações, revestimentos, instalações elétricas, hidrossanitários e climatização estão ocorrendo a todo o vapor. O empreendimento, que irá contar com sete pavimentos no total (sendo três subsolos) e mais a cobertura, conta, atualmente, com uma média diária de 351 trabalhadores na obra, número que foi reduzido devido aos cuidados necessários durante a pandemia e que deve aumentar nos próximos meses, após o fim do isolamento social, período crucial para a finalização do empreendimento. “Estamos acompanhando com a máxima atenção e cuidado a evolução da pandemia do coronavírus e, em conjunto com a Unimed Vale do Sinos, adotando todas as medidas necessárias e em linha com as orientações dos governos Municipal, Estadual e Federal”, explica Eliezer Valiante, Engenheiro Civil da Engeform, responsável pela obra.  “Conforme já anunciado por órgãos governamentais, a Construção Civil faz parte dos setores essenciais e primordiais neste momento, principalmente no que diz respeito à construção de um novo hospital. Portanto, a manutenção da operação do canteiro de obra está sendo realizada com prudência e responsabilidade”, completa Valiante.

Para o Presidente da Unimed Vale do Sinos, Dr. Luis Carlos Melo, este é um momento de extrema importância para a saúde da região. “Desde o lançamento da Pedra Fundamental do novo hospital, em dezembro de 2018, cada novo passo que damos em direção à realização do nosso sonho é muito emocionante”, explica. “Cada etapa concluída, cada tijolo colocado é motivo de comemoração e muito orgulho para nós, que acompanhamos desde o início e lutamos para que o Vale do Sinos se torne referência em saúde”, completa.

Segundo o Melo, devido à pandemia, o período pede cautela, mas a saúde não pode parar. “Estamos trabalhando para que o enfrentamento desse momento ocorra com muita responsabilidade e de maneira racional”, explica o Presidente.

Conforme a Gerente de Serviços Próprios da Unimed Vale do Sinos, Júlia Habigzang, o novo hospital Unimed irá atuar sob a ótica de dois grandes pilares: tecnologia e humanização. “A Unimed Vale do Sinos tem como um de seus principais objetivos, se tornar referência nacional em gestão de saúde”, conta. “O novo Hospital busca melhorar o atendimento em diversos aspectos, seja melhoria tecnológica, estrutura física e, consequentemente, na humanização, que é o atendimento qualificado e diferenciado das nossas equipes, buscando sempre a segurança do paciente e ganho na qualidade do serviço prestado”, completa.

Quem também não consegue esconder seu orgulho e satisfação ao ver o andamento das obras é o Administrador de Suprimentos da Unimed Vale do Sinos, Lindomar da Silva, que está envolvido desde o início do projeto. “Estamos trabalhando com afinco em ações que impactam na infraestrutura, em aquisições de equipamentos, moveleiro, cozinha, automação e controle de acesso”, explica. “Nesse sentido, estamos implantando o que há de mais moderno no mercado e também estamos atuando no projeto de equipagem com a ação direta do time de Engenharia Clínica. “Já foram realizadas algumas aquisições de grande importância, como focos cirúrgicos e estativas (equipamentos que facilitam as operações dentro do bloco cirúrgico) e CTI-AD, equipamentos que são de tecnologia alemã da Marca Trumpf, o que há de mais moderno no segmento e, assim, nos tornarmos referência”, orgulha-se.

 

Sonho antigo

O novo Hospital Unimed Vale do Sinos teve sua Pedra Fundamental lançada em dezembro de 2018 e as obras tiveram início em março do ano seguinte. A previsão de entrega do empreendimento é fevereiro de 2021. “A construtora deve nos entregar em outubro de 2020 e, assim, teremos três meses para realizar o recheio – que inclui equipamentos, insumos, entre outros – e a inauguração deverá ocorrer logos nos primeiros meses de 2021”, explica Júlia Habigzang.

Quem vê a obra assim, caminhando rapidamente para sua finalização, não imagina que este é um sonho antigo de toda a diretoria da Unimed Vale do Sinos e cooperados. Depois de anos de tratativas, o empreendimento teve seu pontapé inicial dado em 13 de novembro de 2018, quando a Prefeita da cidade, Fátima Daudt, repassou a licença de instalação para a cooperativa, que logo tratou de iniciar a obra.

Além dos leitos, o Hospital irá contatar com Emergência, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico, leitos de UTI, laboratório de análises clínicas, além de extensa gama de serviços disponibilizados aos clientes.

Sonho do novo hospital Unimed se tornando realidade
 
 

Parte da estrutura interna sendo finalizada

 

Vista de dentro do novo hospital Unimed


Natacha Kötz