Voltar

Unimed Vale do Sinos é premiada no Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo

Unimed Vale do Sinos é premiada no Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo

Unimed Vale do Sinos é premiada no Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo

3 Outubro 2019

Cooperativa foi premiada na categoria "Organização" com o case “Engajamento dos Profissionais para Segurança do Paciente”

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, a Unimed Vale do Sinos recebeu o prêmio Top Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), na categoria Organização com o case “Engajamento dos Profissionais para Segurança do Paciente”. Idealizado pelo setor de Riscos e Segurança da cooperativa, o projeto realiza diversas ações destinadas aos colaboradores, médicos, pacientes e prestadores de serviços de saúde, todas baseadas nas melhores práticas e legislações, que buscam assegurar que o valor Segurança do Paciente esteja presente na cultura organizacional.


Unimed Vale do Sinos recebendo o troféu no palco do Top Ser Humano 2019

O prêmio Top Ser Humano premiou 46 iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas, das empresas e ações sociais realizadas por companhias. O evento, que ocorreu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, entregou as premiações Top Ser Humano 2019 e Top Cidadania 2019 para diversas empresas que se destacaram no decorrer do ano.

Para o Diretor de Desenvolvimento Humano e Qualidade da Unimed Vale do Sinos, dr. Ademar Trein, receber o reconhecimento é um prazer e um privilégio. “Atingimos todas as partes interessadas por meio de nossos valores – humanização, ética, credibilidade, competência e segurança do paciente – graças à capacitação técnica e ao potencial humano de todos”, orgulha-se. A cooperativa recebe o prêmio pelo segundo ano consecutivo e, conforme o diretor, é possível perceber uma mudança interna entre as duas premiações: “Estamos todos mais engajados em prol, não só da segurança do paciente, mas de todos os valores da cooperativa”.  Para Trein, o trabalho em equipe é essencial para esse tipo de reconhecimento. “Ninguém neste mundo consegue algo sem o trabalho compartilhado e esse é o grande mérito da equipe, dos colaboradores, da gestão de riscos e de seu trabalho de formiguinha contemplando todas as pessoas e processos, trabalhando localmente e integrando todos em uma grande equipe multidisciplinar”, explica.

O case “Engajamento dos Profissionais para Segurança do Paciente” foi idealizado pela equipe de Riscos e Segurança sob a coordenação de Janaína Cruz. Para Janaína, a conquista é um reconhecimento que traz energia e é fonte de inspiração. “A premiação é uma grande celebração para a cooperativa e, principalmente, para o setor de Riscos e Segurança, que realiza todas as ações com muito amor e dedicação, pois, para nós, a segurança do paciente, além de valor institucional, é um valor pessoal”, conta.

Janaína explica que é muito importante perceber que o valor institucional da segurança do paciente está presente nas ações e cuidados de cada profissional envolvido. “Todos são muito engajados e praticam o lema ‘cuidar do amor da vida de alguém’ com muita determinação”, conta. “Todo esse cuidado é transformado em resultado aos nossos pacientes que, além de sua experiência dentro de nossa instituição, percebem a segurança com que são atendidos”, completa.


Equipe envolvida no case comemorando o troféu recebido

Quem também esteve presente na premiação foi o Coordenador Médico do Serviço de Prevenção e Controle de Infecção e da Segurança do Paciente da Unimed Vale do Sinos, dr. Marcelo Bitelo. Para ele, receber o prêmio foi de extrema importância para sua área de atuação. “Em 2019 essa conquista foi mais emblemática, pois o case que apresentamos abordou a temática da Segurança do Paciente, uma área que, à primeira vista, parece ser focada apenas na assistência ao paciente, mas, na verdade, é muito ampla e envolve todos os setores da instituição (administrativos, assistências e de apoio) ”, conta.

Segundo Bitelo, um dos grandes desafios da Segurança do Paciente é estabelecer uma cultura de segurança na instituição. “Para isso, dependemos muito do engajamento dos profissionais e das estratégias que utilizamos na Unimed Vale do Sinos, que mostraram eficácia e eficiência, refletiram nos indicadores monitorados e, consequentemente, aumentaram a qualidade do cuidado prestado aos nossos clientes”, explica.

Bitelo orgulha-se da conquista e conta que ela é reflexo de uma ação que vem sendo desenvolvida desde 2014. “Desenvolvemos este trabalho desde quando o Comitê de Segurança do Paciente foi instituído, com apoio irrestrito da diretoria da cooperativa, do setor de Riscos e Segurança e também de todos os colaboradores que são engajados no dia-a-dia em seus setores, com o objetivo de tornar a experiência do paciente a melhor possível”, afirma. Para encerrar, dr. Marcelo menciona a frase de Carl Jung, importante médico e pensador suíço: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja outra alma humana”.

“Esse é o nosso compromisso: cuidarmos do amor da vida de alguém”, completa Bitelo.