Voltar

Viva+ reúne informação, saúde e longevidade

Viva+ reúne informação, saúde e longevidade

Viva+ reúne informação, saúde e longevidade

1º Novembro 2019

Workshop da melhor idade realizado pela primeira vez em São Leopoldo reuniu público interessado em longevidade e envelhecimento saudável

Com o objetivo de trazer um debate para a comunidade sobre saúde e longevidade, a Unimed Vale do Sinos apresentou nesta quinta-feira, 31 de outubro, o Viva+, que proporcionou uma tarde de conteúdo e atividades para propor um novo olhar sobre a vida e as oportunidades para um envelhecer saudável. O evento, que foi sucesso em Novo Hamburgo, quando ocorreu no mês de agosto deste ano, trouxe sua primeira edição para a cidade capilé.

O Viva+, que ocorreu no Vila Petit, contou com a participação do Geriatra Dr. Paulo Roberto Luchesi, do Médico de Família Dr. Marcos Mendonça, da Nutricionista Moara Pierotto e do Neurologista Dr. Paulo Andre Barcellos Prates. O painel entre os profissionais teve como tema Longevidade com Saúde. Além disso, o evento contou com atividades promovidas pelo Sesc, sorteio de brindes, espaço da Unimed Vale do Sinos com aferição de pressão, orientações sobre saúde, entre outros.

Alguns dos principais assuntos tratados pelo Dr. Paulo Roberto Luchesi, geriatra, foram obesidade e acessibilidade. "Uma das características da sociedade é não se preparar para o futuro e uma das precauções é encontrar um ambiente acolhedor e seguro para que a gente não aumente nossa morbidade e mortalidade", explica.

Para o Dr. Marcos Mendonça, que participou do evento pela segunda vez, eventos como este garantem o bem-estar da população. "Ainda existe um certo preconceito de que a pessoa de idade não pode dividir seus sentimentos. Ter espaços como o Viva+ permitem quebrar paradigmas e fazem com que mudemos a cultura", explica.

O Neurologista Paulo Barcellos Prates destacou a importância do sono. "Uma boa qualidade de sono é a que faz com que a pessoa desperte ou amanheça descansada", explica. "O sono é precioso e é aí que o organismo se recarrega", completa.

Quem falou sobre reeducação alimentar e obesidade, foi a Nutricionista da Medicina Preventiva da Unimed Vale do Sinos, Moara Pierotto. "A alimentação nessa fase da vida é uma ferramenta que a gente utiliza para manter o controle das doenças que já foram adquiridas e prevenir outras doenças que possam surgir de acordo com uma alimentação desequilibrada", explica.

A segunda edição do Viva+ foi um momento para reunir pessoas qualificadas para mostrar à comunidade a importância de viver em grupo e com saúde.