Nossa história - Hospital Humanitas Unimed

O Hospital Humanitas Unimed é o primeiro hospital próprio da Cooperativa de Trabalho Médico – Unimed Varginha. Neste ambiente encontrará um pouco de sua História, Estrutura, Corpo Clínico, Dicas para Clientes e Visitantes, dentre outras informações importantes. Considerado uma referência em Varginha e região, o hospital oferece uma acomodação moderna e confortável a todos os que nele recebem seus cuidados.

Nossa história - Hospital Humanitas Unimed

O Hospital Humanitas Unimed é o primeiro hospital próprio da Cooperativa de Trabalho Médico – Unimed Varginha. Neste ambiente encontrará um pouco de sua História, Estrutura, Corpo Clínico, Dicas para Clientes e Visitantes, dentre outras informações importantes. Considerado uma referência em Varginha e região, o hospital oferece uma acomodação moderna e confortável a todos os que nele recebem seus cuidados.

Das imprensas locais:

“Hospital das Clinicas será construído em breve”; esta foi a manchete do Jornal Correio do Sul, datado de 24 de janeiro de 1971.

Nos dias 15 e 16 do mês de janeiro de 1971 realizaram na sede da Associação Médica e no hospital Regional, duas importantes reuniões preparatórias nas quais foi estudado o esquema a ser obedecido para a construção do Hospital das Clinicas do Sul de Minas nesta cidade.

 

Das partes convidadas:

Foi especialmente convidado para participar das reuniões, o Professor Odair Pacheco Pedroso, catedrático em administração de hospitais na faculdade de higiene e saúde publica da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Odair, que é no Brasil a maior autoridade em organização e administração hospitalar, veio acompanhado de dois assistentes: Dra. Lourdes de Freitas Carvalho, livre docente em administração de hospitais, e mestre em Administração Hospitalar pela universidade de Minnessota, USA; e o Dr. Oswaldo Galotti, também técnico em administração hospitalar.

Nesta reunião ficou decidido que seria feito o planejamento da construção de um hospital classe A, para 300 leitos, sendo que 150 para inicio imediato devendo ser aparelhado com o que mais moderno em material hospitalar.

 

Do projeto arquitetônico:

O hospital de clinicas do Sul de Minas será construído no alto do Jardim Petrópolis, em terreno com área de 7500 metros quadrados, doados metade pela Prefeitura Municipal e metade pela imobiliária Novo Horizonte.

Feito o levantamento do terreno pelos topógrafos do escritório do Dr. Mario Bíscaro. Esta sendo esperada a vinda de são Paulo do engenheiro arquiteto Dr. Plínio Chagas, da equipe do professor Odair, estando previsto o inicio das obras para o próximo mês de março.

Os recursos iniciais para a construção serão fornecidos pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Rocha Braga, da qual o Presidente Dr. Paulo Chaves Ribeiro, estando já disponíveis Cr$ 300.000,00 (trezentos mil cruzeiros).

Além da Prefeitura Municipal de Varginha a Fundação Rocha Braga contara com outras ajudas, inclusive do exterior, por parte da associação dos Bispos da Alemanha, junto à qual o Exmo. Revmo. Sr. Dom Othon Motta já iniciou adesões.

O Deputado Dr. Morvan Acaiaba de Resende tão logo seja empossado, também trabalhara no sentido de conseguir substancial ajuda, não só na esfera estadual com também na esfera federal onde espera contar com o apoio do Deputado Dr. Geraldo Freire.

Serão visitados os prefeitos e as câmaras de vereadores das cidades sulinas a fim de que seja obtida alguma ajuda, visto que o novo hospital como o seu nome indica terá âmbito regional.

Juntamente com Hospital de Clinicas do sul de minas surgira também uma faculdade de enfermagem, com os cursos de auxiliar e superior de enfermagem.

 

Da Fundação Rocha Braga:

 

A comissão de estudos para implantação do Hospital de Clínicas do Sul de Minas esta integrada pelos seguintes membros: Dr. Marçal Paiva de Figueiredo, Dr. Marco Frota, Dr. Mauro Eugenio do Prado e do presidente da Seccional Sul da Associação Médica de Minas Gerais e presidente da Fundação Rocha Braga, Dr. Paulo Chaves Ribeiro.

 

Em 1972, deu-se o início da construção do Hospital de Clínicas do Sul de Minas, um prédio de cinco andares, sendo um projeto o mais funcional possível, com bela fachada, cercado por uma grande área verde, gramada e jardinada. Na época a obra foi orçada, em valores atuais, o equivalente a quase um milhão e meio de reais.

 

No início de 1982 a Fundação Rocha Braga, analisando as dificuldades em terminar o Hospital de Clínicas do Sul de Minas, cede a construção para um grupo de médicos (comandados pelo Dr. José da Frota Vasconcelos) que iniciaram seus trabalhos visando o termino da construção, com uma menor área construída. O nome do prédio passa a ser Humanitas – Psiquiatria, Geriatria e Repouso.

 

Do início das atividades:

 

Sua primeira atividade foi a recuperação humana, ou seja, tratamento psiquiátrico e psicológico mantendo este foco até o início de 1994, onde se finalizou a atividade de recuperação humana.

 

Na manhã de maio de 1995 surge o Hospital Humanitas, aliando tecnologia de ponta a uma vocação humanística, direcionamento que fez do Humanitas uma referência positiva em termos de assistência médico-hospitalar p Varginha e região.

 

Prontomed

 

Em 29 de maio de 1998 foi inaugurado o Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Humanitas, Prontomed. Um serviço estruturado para atendimento de casos de urgência e emergência, com modernas instalações e pessoal habilitado dentro do padrão Humanitas e Unimed. Sendo uma das primeiras parcerias do Hospital e a Operadora de Saúde.

 

Hospital Humanitas Unimed

 

Em 2012, concretizou-se um desejo antigo dos cooperados Unimed Varginha, a compra do restante das quotas do Hospital Humanitas, tornando-o um hospital 100% Unimed – o primeiro hospital próprio da operadora.

 

A aquisição foi um marco, na história das duas empresas, que fez da Unimed Varginha um dos maiores grupos administrativos de Varginha e região.

 

 

Da Estrutura física:

Dotado de modernas e funcionais instalações e constituído por diversos institutos de excelência em diagnostico e terapia especializada, dentre os quais se destacam: Instituto do Coração, o Centro de Medicina Nuclear; o Centro de Neurologia e Neurocirurgia, o Centro de Diagnostico em neurologia, serviço de endoscopia digestiva, serviço de ultra-sonografia, serviço de vídeo endoscopia, serviço de radiologia (diagnostico por imagens, serviço de Obstetrícia, serviço de cirurgia pediátrica, ortopedia e traumatologia, urologia, fisioterapia, cirurgia plástica e geriatria).

 

 

Estrutura Atual

O Hospital Humanitas Unimed possui hoje 92 leitos distribuídos da seguinte forma: 25 leitos Ala 1; 30 leitos Ala 2; 26 leitos Ala 3; 11 leitos no pronto atendimento, sendo 4 para observação masculina, 4 para observação feminina e 4 para observação infantil, incluindo 2 berços.

 

Atualmente o Humanitas possui todos os serviços necessários para atendimento aos seus clientes, nos quais são: Raios-x digital 24 horas; Arco Cirúrgico Digital; Hemodinâmica (Cirurgia Cardíaca); Tomografia; Laboratório de analises clinica 24 horas; Endoscopia / colonoscopia; Ultrassonografia; Facoemulsificaçao; Ressonância Magnética; Cintilografia; Oncologia; UTI e Pronto Atendimento 24 horas.

 

O Hospital Humanitas referencia em todo o Sul de Minas, passa por uma série de reformas, tudo para melhor atender seus clientes e oferecer uma ampla infraestrutura aos seus profissionais.

 

Os novos 26 apartamentos construídos no 3º pavimento, já estão em pleno funcionamento, aumentando assim a capacidade estrutural do hospital em mais de 30%. Além da ampliação, o Hospital Humanitas realizou a aquisição de novos equipamentos, como: Novo Gerador de Energia com capacidade de 500KVA; Segundo microscópio para realização de cirurgias de neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia; Novas mesas cirúrgicas elétricas; Raios-X DR Digital; Raios-X digital portátil; 2º arco cirúrgico Digital e novo Faco-Emulsificador.

 

Visando maior segurança e tranquilidade, guaritas estão sendo implantadas no estacionamento do Hospital e contarão com a presença de profissionais de segurança 24 horas, além da instalação de 72 câmeras de segurança distribuídas por toda a área externa e interna do hospital, proporcionando um ambiente mais seguro para os colaboradores e clientes.

Identidade Institucional

Identidade Institucional

Missão

Oferecer assistência hospitalar de excelência aos clientes, por meio da incorporação de novos conhecimentos e tecnologias em saúde, garantindo a sustentabilidade e uso racional dos recursos.

Visão

Ser reconhecido pela segurança,  qualidade e eficiência na assistência à saúde.

Valores

Respeito e ética: princípio fundamental em todas as ações

Competência e eficácia: gerar resultados

União: coletivo com prioridade sobre o individual

Comunicação: informação como garantia de compreensão e transparência

Motivação: comprometimento baseado no querer, não na obrigação

Educação cooperativista: transformação permanente das pessoas

Humanização: atender de forma respeitosa e discreta

Responsabilidade social: ações para uma sociedade mais justa.