Voltar

Mês da Saúde: Médica da Família do NAS da Unimed Varginha fala sobre os cuidados com a saúde

Mês da Saúde: Médica da Família do NAS da Unimed Varginha fala sobre os cuidados com a saúde

Mês da Saúde: Médica da Família do NAS da Unimed Varginha fala sobre os cuidados com a saúde

O mês de Abril é conhecido por ser o mês da Saúde, isso porque no dia 07 foi criada a Organização Mundial da Saúde – OMS. Em tempos nos quais a saúde tem sido as manchetes de muitos jornais, a cooperativa de trabalho médico Unimed Varginha realizou uma entrevista com a sua médica da Família e Comunidade, atendente do Núcleo de Atenção à Saúde, Dra. Vivian Kyiomi Azuma Barouche, sobre saúde e bem-estar. Leia a seguir.

 

Por que a prática de exercícios é tão importante para nossa saúde? E quanto de exercício eu devo praticar por semana?

R: A prática de atividade física é fundamental para nossa saúde física e mental devido a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina que nos trazem a sensação de prazer e bem-estar. A OMS recomenda 150 minutos de atividade física aeróbica por semana, por exemplo, 30 minutos de caminhada 5x/semana e uma atividade que fortaleça a musculatura 2x/semana como musculação ou pilates.

 

Devo ir ao médico antes de iniciar alguma atividade física? Se sim, qual especialidade devo procurar?

R: O ideal é procurar o médico antes de iniciar a prática de exercícios físicos para obter orientações sobre o que pode ou não ser realizado de acordo com as condições de saúde e de forma individualizada. Eu sou suspeita (risos), claro que indico o médico da família como o ideal. Até por que, se for necessário, o médico da família encaminha ao especialista mais indicado, o que na grande maioria das vezes não é necessário.

 

Quando uma pessoa se exercita bem, mas não se alimenta corretamente, até onde isso pode ser prejudicial para sua saúde?

R: Isso pode trazer alguns prejuízos como problemas renais, deficiência de vitaminas, perda de musculatura e até mesmo de massa óssea. Deve existir sempre um equilíbrio entre a prática de atividade física e alimentação.

 

É verdade que a meditação ajuda a melhorar a qualidade de vida?

R: É comprovado cientificamente que a prática regular de meditação auxilia no controle da ansiedade, estresse, depressão, aumenta a concentração, estabiliza as emoções. A meditação é benéfica à saúde física e mental. É uma ferramenta muito utilizada pelos orientais e acredito que nós deveríamos aprender e utilizar mais.

 

Qualquer uso de bebida alcoólica é prejudicial para a minha saúde? A quantidade também interfere quanto ao consumo de tabaco?

R: O uso abusivo de bebidas alcoólicas traz várias consequências negativas como a gastrite, problemas no fígado e pâncreas, AVC, diabetes, câncer, além de estar muitas vezes associado ao aumento de problemas familiares importantes como a violência. O tabaco aumenta as chances de se ter um infarto ou derrame, doenças do aparelho respiratório, doenças cardiovasculares e risco de desenvolver todos os tipos de câncer. É um vício muito caro, onde o paciente paga um preço literalmente muito alto.

 

No site https://www.unimed.coop.br/web/guest/viver-bem você encontra várias outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

 


Decom