Voltar

Vegetais e hortaliças: conheça os benefícios destes super-heróis verdes

Vegetais e hortaliças: conheça os benefícios destes super-heróis verdes

Os alimentos verdes são ricos em nutrientes e bastante versáteis para o preparo em saladas e outros pratos

Vegetais e hortaliças: conheça os benefícios destes super-heróis verdes

19 Maio 2020
Se você torce o nariz para brócolis, couve ou rúcula, saiba que eles, entre outros vegetais, são grandes aliados para uma boa saúde e auxiliam na memória e até na produção de cálcio pelo organismo.
 

Quem são os queridinhos do nosso corpo? 

A importância da vitamina A

Dicas importantes para limpeza e armazenamento

 
Ricos em vitamina A, antioxidantes poderosos, parceiros da boa memória, estimulantes na blindagem do organismo. Esses são apenas alguns dos benefícios para o corpo de quem consome esses alimentos. Ter verde no prato vai muito além da dieta para manter o corpo em forma: ele ajuda no desenvolvimento e na qualidade de vida.
 

Quem são os queridinhos do corpo?

Couve
As folhas verde-escuras, por exemplo, são ótimas agentes para o trato intestinal, assim como extraordinárias fontes de fibras. A mais famosa delas é a couve, uma das favoritas dos brasileiros, que ajuda a tratar anemia e fortalece ossos e dentes. Ela também é excelente na alimentação infantil. Uma tarefa nem sempre fácil para os pais é incluir verduras e legumes no cotidiano dos pequenos, mas receitas saudáveis e saborosas podem ajudar nessa missão.
 
brócolis
Já quando falamos dos vegetais, um dos mais consumidos é o brócolis. Multivitamínico, ele é rico em potássio e cálcio. É considerado um superalimento, com baixas calorias, um ativo anticancerígeno, e ainda pode auxiliar contra doenças do coração e úlceras.
 
rúcula
Outra hortaliça bastante presente na vida da população é a rúcula. De origem mediterrânea, ela é uma ótima fonte de vitaminas A e C, proteínas, fibras e minerais como potássio e ferro, e é uma agente no auxílio para o emagrecimento e contra a asma. Porém, se consumida em excesso, pode causar vômitos e náuseas.
 
espinafre
Poderosos também são o almeirão, a taioba e o espinafre — considerados de altíssimo teor nutritivo. O primeiro tem um importante papel na formação dos dentes, ossos e sangue, contém vitaminas diversas, fósforo, cálcio, ferro, e ajuda manter pele, visão e mucosas saudáveis. A taioba — verdura de folhas verde-escuras, é considerada planta alimentícia não convencional (PANC) e tem modo de preparo similar ao de outros vegetais —, tem grande quantidade de fibras, vitamina C e carotenoides, ajuda na prevenção de cãibras, auxilia no crescimento de unhas e cabelos, e deixa a pele mais bonita. Por fim, o espinafre tem vitaminas A e B, ferro, cálcio e fósforo, e é ótimo para o bom funcionamento da visão, preservando o vigor da pele, ajudando no desenvolvimento orgânico e prevenindo infecções.
 

A importância da vitamina A

Criança comendo salada com os pais
Presente em grande parte dos alimentos verde-escuros, a vitamina A é essencial para as crianças no desenvolvimento físico, cerebral e motor, e para os adultos na formação de glóbulos vermelhos e no transporte de ferro para o organismo.
 

Limpeza e armazenamento

higienizando couve
Esses alimentos podem ser ingeridos crus ou cozidos, em saladas e junto a outros alimentos, mas é importante ressaltar os cuidados com a manipulação, a limpeza e o armazenamento, tanto para evitar contágios como para não perder as propriedades do produto.
 
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o ideal é começar pelo básico: usar água de boa qualidade e manter mãos e equipamentos de manuseio limpos. 
 
O ideal é fazer a higienização de verduras, legumes e frutas assim que chegar do mercado. Eles devem ser lavados, um a um, em água corrente e depois devem ficar de molho em uma solução com cloro. Usa-se uma colher de sopa de cloro para um litro de água. Após dez minutos nessa solução, devem ser lavados novamente em água corrente.
 
Quer um passo a passo completo para higienização de frutas, verduras e legumes? Saiba como higienizar os alimentos.
Importante
- É necessário ter atenção com o rótulo da embalagem do cloro, e confirmar que ele é adequado à higienização de alimentos. Não se deve utilizar cloro de limpeza doméstica para este fim.
- Jamais deve-se guardar hortaliças e frutas na geladeira sem lavar, pois pode haver contaminação cruzada, quando o alimento cru acaba por contaminar o alimento que estava cozido e pronto para o consumo. Então, a melhor solução é lavar, secar e guardar em recipientes apropriados.

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Embrapa, Ministério da Saúde, Prefeitura de São Paulo, Revista Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em