Acompanhamento de Crônicos

Acompanhamento de Crônicos

O programa Acompanhamento de Crônicos foi desenvolvido para atender aos beneficiários portadores de doenças crônicas (sem limitações funcionais), envolvendo ações de promoção e prevenção à saúde e ao tratamento de doenças e de redução de fatores de risco.

O objetivo do programa é acompanhar os fatores de risco e a evolução clínica dos beneficiários portadores de doenças crônicas, buscando controlar a doença e minimizar complicações para evitar, assim, desfechos graves.

 

Composição da Equipe Multidisciplinar do Programa: Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional

Atividades disponíveis:

  • Avaliação individual de enfermagem;
     
  • Avaliação individual de nutrição;
     
  • Avaliação individual de fisioterapia.
     
  • Atividade física funcional: Prática de atividade física orientada e acompanhada pela fisioterapeuta disponibilizadas de duas a três vezes por semana de acordo com a avaliação individual realizada pela fisioterapeuta. Val Vale ressaltar a participação no Grupo de Atividade Física Funcional está vinculada à liberação do médico assistente do paciente por meio de atestado.
  • Grupo de reeducação alimentar: Desenvolvido mensalmente tendo como objetivo abordar questões objetivando sensibilizar os pacientes para que possam fazer boas escolhas alimentares, visando à saúde e à melhoria da alimentação dos mesmos. Durante o grupo de reeducação alimentar, serão mensurados os dados dos beneficiários como peso e circunferência abdominal.
  • Atividade Educativa: O programa conta com um ciclo de 12 palestras e/ou oficinas educativas que acontecem mensalmente.
  • Atividade Educativa Grupo de Diabéticos: Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades para pacientes com diagnóstico de diabetes, estimulando a reflexão sobre as possíveis complicações e o autocuidado. Participe do nosso grupo de atenção ao diabético e saiba mais sobre a doença.
  • Glicemia de jejum: Mensalmente todos os pacientes inscritos têm disponível a realização de glicemia capilar de jejum.

 

Público alvo

O público-alvo do programa Acompanhamento de Crônicos são os beneficiários Unimed Vertente do Caparaó, portadores de doenças crônicas, dentre elas:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes mellitus;
  • Insuficiência cardíaca e coronariana.

Ainda, o programa visa atender aos beneficiários com:

  • Antecedentes ou história atual de:

- Infarto;

- Acidente vascular cerebral/encefálico;

- Dislipidemia;

- Obesidade;

  • Alzheimer;
  • Parkinson.
  • Alto custo persistente (relacionado a doenças crônicas);
  • Índice elevado de utilização (consultas, exames, internações dentre outras).

 

Critérios de elegibilidade: 

  • Ser portador de doenças crônicas ou com fatores de risco relevantes para o desenvolvimento dessas doenças;
  • Ser beneficiário sem limitações funcionais;
  • Ser beneficiário Unimed Vertente do Caparaó, no mínimo, há seis meses;
  • Ter médico cooperado de referência (acompanhamento clínico);
  • Estar em dia com suas obrigações junto ao plano (pagamentos em dia).

 

Classificação de risco:

Para a identificação do risco dos beneficiários inscritos no programa, é utilizado o escore de Framingham, que tem evidência científica comprovada e é largamente utilizado em todo o mundo. Após feita a classificação de risco é elaborado o plano de cuidados e metas terapêuticas que serão recomendadas para cada paciente.

 

Aceitação ou não do programa:

O beneficiário sendo elegível poderá aceitar ou não fazer parte do Programa Viver Bem – Acompanhamento de Crônicos.

Ressalta-se ainda que após a inclusão em qualquer um dos programas disponibilizados pelo Espaço Viver Bem, se as expectativas não forem atendidas, o beneficiário poderá se desligar a qualquer momento e não sofrerá nenhuma penalização, não terá nenhum ônus financeiro e não perderá o direito ao atendimento fornecido pelo plano de saúde.

 

O que fazer para se cadastrar:

É necessário entrar em contato com o Espaço Viver Bem, portando o cartão de identificação do beneficiário Unimed Vertente do Caparaó, para fazer o cadastro e receber informações necessárias quanto ao funcionamento do programa.

O que é necessário para a avaliação inicial após o cadastro?

Dirigir-se ao Espaço Viver Bem, na data e horário agendado, preferencialmente com um relatório médico contendo informações clínicas do beneficiário e resultados de exames laboratoriais solicitados pelo médico de referência (hemograma completo, glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicérides, ureia e creatinina) e atestado médico de um cardiologista liberando o beneficiário para a prática de atividade física funcional.

Em sequência o beneficiário será avaliado pela enfermeira, onde será realizado a classificação risco e coleta de dados de saúde e hábitos de vida.

 

Se preferir, peça ao seu médico de referência para fazer o encaminhamento.

Para participar ou ter acesso a mais informações sobre este programa, preencha o formulário de Questionário sobre Perfil de Saúde e entraremos em contato com você.

Faça o download do formulário, Clique aqui e envie o formulário para o e-mail aos cuidados de viverbem@unimedvc.coop.br

 

Espaço Viver Bem

Endereço: Rua Maestro Filomeno dos Santos, 109 - Centro - Manhuaçu/MG.

Telefones: (33) 3339-4410 e (33) 9 8818-8365

Funcionamento: De segunda a sexta-feira de 07h às 19h

 

Clique aqui e acesse a Política de funcionamento do Programa Viver Bem – Acompanhamento de Crônicos


Lorena Perígolo