Voltar

20 Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

20 Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

20 Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Cerca de 314 milhões de pessoas no mundo todo possuem deficiência visual, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, desse total, entre 34 e 37 milhões são cegos. No Brasil, pelo menos 4 milhões têm problemas graves de visão e outros 1,25 milhão não enxergam, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

O oftalmologista  da Unimed Vitória Caetano Bellote explica que muitos casos de deficiência visual e cegueira poderiam ser evitados por meio de exames preventivos e diagnóstico precoce. A OMS, por exemplo, estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira eram preveníveis.

Nesta terça-feira (10), é comemorado o Dia da Saúde Ocular, um movimento criado justamente para incentivar os cuidados com os olhos no dia a dia. Há muitos mitos envolvendo a visão, mas também verdades que precisam ser levadas a sério. O importante é estar atento para evitar problemas futuros. Caetano Bellote esclarece algumas dúvidas sobre o tema.

1 – Olhar diretamente para o sol faz mal?

Sim. A luz ultravioleta (UV) é muito prejudicial para os olhos, podendo causar danos à retina e ao cristalino.

 

2 - Cenoura faz bem para a visão?

Verdade. A cenoura é rica em vitamina A e luteína, que são substâncias essenciais para os olhos. Mas comer cenoura não melhora problemas oculares já adquiridos.

 

3 - Usar os óculos de outra pessoa faz mal?

Sim. Por isso, existe receita individual para confecção dos óculos. Usar os óculos alheio pode causar dor de cabeça, tonteira, mal-estar, desconforto visual e, além disso, não resolverá o problema específico da pessoa.

 

4 – Usar colírio com frequência faz bem aos olhos?

Não. Esse medicamento não serve para limpeza dos olhos e, sim, para tratar situações específicas, por isso, deve ser usado com recomendação médica.

 

5 – Coçar os olhos pode causar lesões na córnea?

Pode sim, se o gesto for feito com muita intensidade e se já existir doença prévia.

 

6 – Colocar um objeto quente melhora o terçol?

Não. Compressas mornas podem amenizar o desconforto causado pelo terçol mas o calor excessivo pode fazer mal, inclusive, queimar as pálpebras.

 

7 – Ler no escuro faz mal?

Não é que faça mal à visão, mas uma boa iluminação facilita a leitura e é mais confortável para os olhos.

 

8 – Ficar muito tempo à frente da TV ou computador prejudica os olhos?

O excesso pode estar relacionado a olho seco e à sensação de “cansaço da vistas”.

 

9 - Os óculos de grau precisam ser trocados todos os anos?

Não. Os óculos precisam ser trocados quando o oftalmologista indica, ou seja, quando, após exame, ele verifica que houve alteração no grau. Ou em casos de desgaste causado pelo uso, como arranhões, perda da camada antirreflexo, entre outras situações que podem exigir a troca.

 

10 - A miopia pode voltar após a cirurgia a laser?

Sim. A miopia, astigmatismo e a hipermetropia podem voltar a qualquer momento após a cirurgia a laser, já que o grau pode continuar progredindo, o que aconteceria mesmo sem a cirurgia.

 

11 - Ler em um veículo em movimento descola a retina?

Não. O que pode acontecer é sensação de mal-estar, náuseas, dor de cabeça e desconforto geral pelo esforço de, em meio ao movimento, manter-se focado no texto.

 

12 - Óculos escuros protegem a visão?

Sim. Eles funcionam como uma importante proteção contra os raios solares, mas só têm essa função se vierem com proteção contra raios ultravioletas e infravermelhos. A recomendação é jamais comprar óculos escuros de procedência desconhecida.

 

13 - Colírios podem ser usados sem receita médica?

Não. Colírios são medicamentos e só devem ser usados com prescrição. O uso indiscriminado de colírios pode causar problemas sérios aos olhos. É o caso dos colírios com corticoide, que podem causar catarata e glaucoma.

 

14 - Diabetes causa cegueira?

Sim. Taxas constantemente altas de glicose comprometem a saúde ocular e podem causar descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata. É preciso acompanhamento médico frequente para evitar o problema.

 

15 - A catarata é hereditária?

Há casos que sim (catarata congênita) e outros, não. A maioria dos casos está relacionada ao avançar da idade e ao envelhecimento do cristalino, a chamada catarata senil. Diabetes, traumas oculares, tabagismo e alcoolismo também podem causar catarata.

 

16 - Canetas que emitem laser podem causar cegueira?

Sim. Podem causar danos graves aos olhos, incluindo, a perda da visão. Especialmente, o laser de cor verde. A questão é a potência do laser. Como a maioria desses objetos é de procedência duvidosa, podem atingir uma potência muito elevada e, se direcionados aos olhos, o raio pode atingir a retina e causar queimaduras sérias.

 

17 - Usar produtos de beleza fora da validade ou pegar emprestado de outras pessoas pode fazer mal aos olhos?

Sim. É preciso ter cuidado ao compartilhar maquiagens, não só ao ir aos salões de beleza, mas também com seus pertences. Se uma outra pessoa estiver com alguma doença ocular, como conjuntivite, ela pode ser transmitida. Caso exista algum indício de alergia, o uso dos produtos deve ser suspenso e se deve procurar um oftalmologista.

 

18 - Doenças oftalmológicas podem ocorrer por influências externas?

Sim. Ao entrar em contato com vento, cosméticos, ar seco e bactérias, os olhos podem desenvolver problemas inflamatórios, que devem ser tratados por um especialista.

 

19 - Pressão alta pode prejudicar a visão? 

O aumento da pressão arterial pode causar alterações oculares. A principal delas é a retinopatia hipertensiva. A pressão alta pode alterar os vasos sanguíneos que irrigam a retina. Com o passar dos anos, esses vasos enrijecem e impedem a oxigenação dessa estrutura ocular, e podem levar até a hemorragia. Por isso, é muito importante o controle da pressão arterial.

 

20 - Pingar leite materno nos olhos do bebê ajuda a melhorar a conjuntivite?

Mito. O leite materno é rico em propriedades imunológicas, porém, não é indicado para ser usado nos olhos do bebê. Em caso de conjuntivite na criança, procure um médico.


  • Símbolo com nome instituto Unimed
  • Sem imagem
  • Mulher sentada na grama com um tablet na mão