Voltar

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil: previna-se

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil: previna-se

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil: previna-se

26 Fevereiro 2020

 

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus em São Paulo. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

Por isso, mais do que nunca, embora as autoridades destaquem que neste momento não há motivo para pânico e alarde, é importante adotar algumas medidas que ajudam a evitar o contágio.

De modo geral, o vírus causa doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Mas alguns casos podem evoluir para problemas mais graves, como pneumonia e até insuficiência respiratória e renal aguda.

A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

 

Previna-se

Entre as formas de prevenção, estão evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período que os primeiros sinais levam para aparecer desde a infecção. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

 

O novo coronavírus

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China e outras partes do mundo, além de um caso confirmado no Brasil e outros suspeitos. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.