Voltar

Conheça os nutrientes que podem aliviar os sintomas da TPM

Conheça os nutrientes que podem aliviar os sintomas da TPM

Conheça os nutrientes que podem aliviar os sintomas da TPM

Oscilações de humor acompanhadas de mudanças de comportamentos são sintomas bem conhecidos do universo feminino pelo menos uma vez ao mês. O fato é que o responsável por todas essas mudanças no humor e no corpo das mulheres é o ciclo menstrual. Ele é composto por três fases - folicular, ovulação e luteínica – e, por causa delas, uma intensa variação hormonal acontece no organismo da mulher e promove instabilidade emocional, trazendo à tona a tal falada Tensão Pré-Menstrual (TPM).

O que poucos sabem é que os sintomas da TPM podem ser amenizados com uma alimentação adequada. A nutricionista do Viver Bem, Programa de Atenção à Saúde da Unimed Vitória, Rayanne Pimentel, explica que vitaminas e minerais presentes em algumas folhas são essenciais para o bom funcionamento do organismo em todas as fases que a mulher passa. “As vitaminas e minerais presentes nas folhas verdes escuras como a couve, agrião, rúcula, taioba são fundamentais para o bom funcionando do organismo, principalmente durante a TPM”, disse a especialista.

A profissional conta que as fibras, em especial, são boas aliadas para aliviar os sintomas da TPM. Nas mulheres que sofrem com constipação intestinal, as fibras também vão ser úteis no trato intestinal. “Elas ajudam na manutenção da microbiota intestinal e estimulam a mortalidade intestinal”, conta.

Além das fibras, o ferro e o zinco também são nutrientes importantes para diminuir os sintomas da TPM. “O ferro e o zinco podem reduzir a dor e os sintomas emocionais da TPM, aumentando os níveis de serotonina, uma substância que está associada à depressão e também à TPM”, explica.

Confira alguns alimentos listados pela nutricionista que podem ajudar no alívio da TPM

Quinoa: ajuda a alivia a irritabilidade, por ser fonte de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Abacate: a gordura saudável do alimento faz aliviar os sintomas da TPM.

Semente de abóbora: o magnésio presente nesse alimento pode ajudar aliviar a dor de cabeça antes do ciclo.

Chocolate 70-80% cacau: Para as mulheres que possuem uma compulsão por doce durante a TPM, uma dica é optar por chocolates 70-80% cacau, que vai fornecer uma sensação de prazer com pouco açúcar.

Frutas secas: são ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.