Voltar

Cooperativa ilumina suas unidades em apoio à campanha Outubro Rosa

Cooperativa ilumina suas unidades em apoio à campanha Outubro Rosa

Hospital Unimed, Maternidade e demais recursos próprios vão ganhar projeção de luz rosa para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama

Cooperativa ilumina suas unidades em apoio à campanha Outubro Rosa

Hospital Unimed, Maternidade e demais recursos próprios vão ganhar projeção de luz rosa para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama

1º Outubro 2021

Como já virou tradição, a Unimed Vitória iluminará de rosa várias de suas unidades em homenagem ao Outubro Rosa. A partir desta sexta (1º), o Hospital Unimed, a Maternidade, a sede administrativa, entre outros recursos próprios, recebem uma projeção com a cor que simboliza esse movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.

Criado no início da década de 1990, Outubro Rosa é celebrado no Brasil e no mundo com o propósito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, como forma de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Para se ter uma ideia, no Brasil, a estimativa de novos casos em 2021 é de 66.280, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Todos os anos a cooperativa se mobiliza para apoiar a campanha Outubro Rosa. É um momento especial em que buscamos, com todo carinho, propor a reflexão e conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa é a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo. Precisamos falar sobre o assunto, orientar e deixar claro que existe sim uma forma de se prevenir, que é o autoexame”, salienta a diretora de recursos próprios da Unimed Vitória, Karla Toribio Pimenta.



O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, mas na maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Vale dizer que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O tumor de mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras, sendo que as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Cerca de 80% dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Detectar a doença o quanto antes é uma missão que pode ser auxiliada pelo autoexame das mamas.

Sintomas suspeitos:

- Nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
- Alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas