Voltar

Coral Unimed Vitória e Orquestra de Mulheres do ES abrem a edição 2021 do Circuito Cultural Unimed

Coral Unimed Vitória e Orquestra de Mulheres do ES abrem a edição 2021 do Circuito Cultural Unimed

Evento será o primeiro a acontecer no terraço do Teatro Sesc Glória, no centro de Vitória

Coral Unimed Vitória e Orquestra de Mulheres do ES abrem a edição 2021 do Circuito Cultural Unimed

Evento será o primeiro a acontecer no terraço do Teatro Sesc Glória, no centro de Vitória

23 Junho 2021

 

foto por Débora BenaimFoi em setembro de 2020, em meio à pandemia, que os planos de unir cooperados, colaboradores e sociedade num coral saíram do papel e ganharam vida. O projeto inicial, que em 2019 previa encontros presenciais semanais para ensaio e apresentações, teve que ser adaptado para a forma remota. E nesse cenário nasceu o Coral Unimed Vitória – Cante de Casa.



Ao lado da Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, o coral fará sua primeira apresentação oficial no Concerto Música que Toca, que vai ao ar nas redes sociais da Unimed Vitória e do Instituto Todos os Cantos no dia 30, às 20h. A ocasião marca o início da 13ª edição do Circuito Cultural Unimed. O evento virtual será o primeiro a usar o terraço do Centro Cultural Sesc Glória, no centro de Vitória, como palco.

“Foram feitas algumas tentativas de uma apresentação presencial em datas comemorativas, porém todas acabaram descartadas por causa da pandemia. Finalmente chegamos ao momento da estreia, e estaremos em companhia da Orquestra de Mulheres do Espírito Santo. Será um momento especial também pela comemoração no aniversário do Hospital Unimed”, conta a coordenadora socioambiental do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello.

Para a coordenadora, o coral é um projeto relevante para a atuação da Unimed Vitória como cooperativa da área da saúde. “É muito importante destacar as propriedades benéficas terapêuticas do canto coral, como o aumento da autoestima, do autoconhecimento e pelo sentimento de superação, por exemplo. Esses benefícios se ampliam numa pandemia e atuam diretamente na contribuição da melhoria da saúde mental dos coristas, afetados pelo isolamento social”.

Orquestra de mulheres do ES

Criada no decorrer do ano de 2019, a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo tem 26 integrantes. A regente Alice Nascimento revela que o concerto começa com música sinfônica, quando a orquestra apresenta uma obra da compositora alemã Emilie Mayer. “Estamos fazendo esse trabalho de dar luz a compositoras pouco conhecidas do público brasileiro”.

Num segundo momento, as solistas Natércia Lopes e Meire Norma interpretam um repertório com obras dos compositores brasileiros Villa Lobos e Claudio Santoro. O auge do concerto será o momento da estreia presencial do Coral Unimed Vitória. Serão cantadas canções de compositores da MPB como Tom Jobim e Pixinguinha, fechando com um pouco de folclore brasileiro.

O Concerto Música que toca é uma realização do Instituto Todos os Cantos, com patrocínios da Lei de incentivo à cultura da Secretaria Especial da Cultura, da Unimed Vitória, do Instituto Unimed Vitória, parceria institucional do Centro Cultural Sesc Glória e apoio da Comprocard.
-

Foto: Débora Benaim.