Voltar

Crianças de Itararé recebem atendimento médico gratuito neste domingo

Crianças de Itararé recebem atendimento médico gratuito neste domingo

Iniciativa do Instituto Unimed Vitória e do Instituto Viva Vida em parceria com a ONG Super Voluntários, o Dia do Bem acontece no próximo domingo (28)

Crianças de Itararé recebem atendimento médico gratuito neste domingo

Iniciativa do Instituto Unimed Vitória e do Instituto Viva Vida em parceria com a ONG Super Voluntários, o Dia do Bem acontece no próximo domingo (28)

26 Fevereiro 2021

O próximo domingo (28) será de muita saúde na região de Itararé. Crianças atendidas pelo projeto Esporte do Bem vão participar do Dia do Bem, uma ação do Instituto Unimed Vitória e do Instituto Viva Vida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Super Voluntários. Serão oferecidos atendimentos com médicos, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e fonoaudiólogo, das 9h às 13h, na Casa do Colaborador (em frente ao Hospital Unimed), em Itararé. O projeto Esporte do Bem leva atividades esportivas para crianças de 7 a 14 anos no Território do Bem, que compreende oito bairros de Vitória.

“É a primeira edição do Dia do Bem. Estamos felizes com essa ação e sabemos o quanto é importante a ampliação do atendimento que podemos oferecer para esse grupo de alunos atendidos pelo Esporte do Bem. O esporte é uma porta de entrada que traz inúmeros benefícios para as crianças, mas sabemos que há outras necessidades, e sempre que possível vamos ajudar. Essas consultas vão impactar também na vida das famílias dos alunos. Levamos o esporte, e agora estamos buscando o foco na atenção à saúde que as vezes é mais difícil para terem acesso”, destaca o diretor executivo do Instituto Unimed Vitória, Cosme Péres.

O coordenador do Instituto Viva Vida, Felipe Azevedo, ressalta que, durante o contato com as famílias das crianças atendidas pelo projeto Esporte do Bem foram identificadas necessidades e dificuldades das crianças e suas famílias. “Percebemos que eles precisam de atendimentos médicos e odontológicos e então resolvemos buscar essa ação com o Instituto Unimed e com a ONG Super Voluntários. Faremos esse grande mutirão, num espaço amplo, com todos os atendimentos agendados para evitar aglomeração”.

Comunidade

Todos os alunos inscritos no projeto Esporte do Bem, cerca de 120 crianças, estão sendo convidados para receber tratamentos, orientações e dicas educativas de prevenção à saúde. “O atendimento é voltado para a criança, mas claro que vamos acolher as famílias. A ideia é abraçar a família, sempre respeitando a limitação de quantidade de pessoas por conta da capacidade do local”, afirma Azevedo.

A comunidade de Itararé, que costumava ter atendimentos oferecidos por pediatras com voluntários, acabou ficando desfalcada no período de pandemia. “Temos voluntários dentro da comunidade, e a gente costumava ter atendimentos duas vezes no mês com pediatra. No entanto, devido à pandemia está tudo parado. Essa ajuda veio na hora certa. As mães estão muito agradecidas”, revela o presidente do movimento comunitário de Itararé, Ailton Monteiro.

Por meio da mobilização da ONG Super Voluntários as crianças terão acesso gratuito a cuidados médicos, odontológicos, atendimentos de nutrição e até remédios, caso seja necessário. O diretor da ONG Super Voluntários, Geferson Pedro, lembra que o convite para participar do evento veio do conselheiro do Instituto Unimed, Diego Dalcamini, que também é voluntário no projeto e médico cooperado da Unimed Vitória.

“Costumamos fazer esse trabalho levando o nosso time para participar de ações junto a projetos que atendam comunidades de risco. Estávamos com os trabalhos interrompidos devido à pandemia, mas ensaiando esse retorno, quando veio o convite do Dr. Diego [Dalcamini]. Desta vez vamos restringir o número de participantes para evitar que aconteça aglomeração, levando atendimentos mais essenciais”, salienta Geferson.

Serviço:

Dia do Bem

Quando: Neste domingo (28), das 9h às 13h
Local: Casa do Colaborador (Rua Marins Alvarino, 290, Itararé – em frente à entrada de ambulâncias do Hospital Unimed Vitória)
Para quem: atletas e participantes do projeto Esporte do Bem
Ação: atendimentos com médicos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e farmacêuticos