Voltar

Diretores da Unimed Vitória participam de reunião sobre cooperativismo na saúde na Assembleia Legislativa

Diretores da Unimed Vitória participam de reunião sobre cooperativismo na saúde na Assembleia Legislativa

Encontro realizado nesta terça-feira (19) deu destaque à atuação da cooperativa médica e suas ações direcionadas à sociedade

Diretores da Unimed Vitória participam de reunião sobre cooperativismo na saúde na Assembleia Legislativa

Encontro realizado nesta terça-feira (19) deu destaque à atuação da cooperativa médica e suas ações direcionadas à sociedade

25 Outubro 2021


Foto: Comissão de Cooperativismo na Saúde -  Ana Salles

Na última terça-feira (19), representantes da diretoria da Unimed Vitória participaram da Comissão de Cooperativismo do Assembleia Legislativa do Espírito (Ales). Na reunião, o diretor de Mercado da Unimed Vitória, Gustavo Peixoto, abordou ações da cooperativa na pandemia e o mercado da saúde complementar. O diretor administrativo-financeiro da Unimed Vitória, Luiz Carlos Paier; a diretora de Recursos Próprios da cooperativa, Karla Toríbio Pimenta; e o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro, também estiveram presentes na reunião.

“Muito importante esse espaço que foi dado pela Casa para discutir o cooperativismo. Esse setor arrecada os recursos e distribui esses recursos de forma mais democrática e dentro do ecossistema de negócios. Os recursos da Unimed Vitoria são empregados no próprio Espírito Santo, porque isso potencializa a nossa economia local e a parceria com outras cooperativas”, salienta Peixoto.

Líder no Espírito Santo, a cooperativa é a maior no segmento de saúde capixaba. “Geramos quase 3 mil empregos diretos”, detalhou o diretor durante a reunião. O diretor de mercado destacou ainda a criação da Holding Unimed como novo modelo de negócio e do investimento na construção da unidade de saúde avançada no bairro São Geraldo, na Serra, com serviços de pronto-atendimento adulto e pediátrico, centro de diagnóstico, entre outros.

Outro assunto foram as ações do Instituto Unimed, braço social da Unimed Vitória, voltadas para as comunidades das regiões onde a cooperativa atua. “Temos um compromisso muito grande com a sociedade na qual estamos inseridos”, destacou. Por meio do Instituto, programas oferecem, por exemplo, atendimento gratuito para realização exames oftalmológicos em escolas públicas, entrega óculos para os alunos, reforma de casas de famílias em situação de risco no entorno do Hospital Unimed, além de projetos voltados ao esporte.

Para o médico, uma das iniciativas mais importantes durante esse período de pandemia foi a participação de colaboradores e médicos cooperados como voluntários na campanha de vacinação contra a Covid na Capital. Em Vitória, que se aproxima das 650 mil doses do imunizante aplicadas na população, o time da Unimed Vitória, por meio do Instituto Unimed Vitória, contribuiu para a aplicação de mais de 150 mil vacinas. Mais de 285 voluntários já passaram pelos postos de vacinação.

A Unimed Vitória planejou ainda ações para evitar a falta de insumos e estabeleceu protocolos inovadores de atendimento médico. Nesse contexto foram adotadas as teleconsultas para dar mais conforto e segurança para o atendimento aos beneficiários. Até agora mais de 85 mil consultas já foram feitas por atendimento remoto.

Presidente do colegiado, o deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB) reforçou que a atuação das cooperativas representa 50% do PIB na Europa e nos EUA, mas no Brasil, apenas 5%. Para ele, se o baixo percentual representa atraso por um lado, por outro mostra oportunidade de crescimento. O parlamentar reconheceu a responsabilidade social da Unimed Vitória.