Voltar

Entrei em trabalho de parto. E agora?

Entrei em trabalho de parto. E agora?

Entrei em trabalho de parto. E agora?

O trabalho de parto ainda é temido por muitas grávidas e as dúvidas a seu respeito são sempre constantes. Embora não aconteça com todas as gestantes, algumas recebem uma espécie de aviso de que a chegada do bebê se aproxima. Esses indícios podem ir desde as contrações fracas ou fortes, expulsão de um tampão mucoso à bolsa estourada.

De acordo com o diretor técnico da Maternidade Unimed Vitória, o médico obstetra Henrique Zacharias Borges Filho, nesse momento, não só a mãe como o companheiro da gestante, principalmente os que terão o primeiro filho, muitas vezes, ficam ansiosos e sem saber o que fazer.  “É importante identificar os sinais. A contração de parto, por exemplo, é de forte intensidade durando um minuto e quando acontecem em intervalos de cinco minutos expressa o trabalho de parto”, explica.

Orientações - Pensando nesses casais "grávidos" e com o objetivo de tornar a hora do parto menos preocupante possível, a Maternidade Unimed Vitória oferece a Oficina de Parto, com dicas valiosas para tranquilizar e auxiliar, sobretudo, os pais de primeira viagem. A iniciativa é voltada para casais que estão na fase final da gestação. A atividade visa à orientação, bem como dar dicas e informar sobre as fases e o passo a passo do trabalho de parto. A oficina acontece na Maternidade, localizada em Santa Lúcia, todas as quartas-feiras de cada mês.

Por lá, as gestantes aprendem com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, na prática, exercícios respiratórios para o momento das contrações, técnicas não farmacológicas para o alívio da dor, tipo de analgesias, instruções para o uso da bola suíça, importância do parto natural e humanizado, entre outras dicas. Os companheiros também aprenderão a auxiliar a gestante no momento do parto.

O especialista médico destaca a importância dessa iniciativa para uma atenção diferenciada às gestante e bebês. “A Maternidade Unimed Vitória está inserida, desde 2015, no Projeto Parto Adequado, uma iniciativa do Institute for Healthcare Improvement (IHI), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visa a qualificação dos serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto. As oficinas, juntamente com outras ações realizadas pela cooperativa, contribuem para cuidarmos cada vez melhor desses pacientes”, afirma.


  • Símbolo com nome instituto Unimed
  • Sem imagem
  • Mulher sentada na grama com um tablet na mão