Voltar

Grávida em tempos de pandemia

Grávida em tempos de pandemia

Preocupações com a gestação, o parto e o bebê aumentem no período da pandemia. Tire suas dúvidas.

Grávida em tempos de pandemia

Preocupações com a gestação, o parto e o bebê aumentem no período da pandemia. Tire suas dúvidas.

6 Abril 2021

É natural que as preocupações com a gestação, o parto e o bebê aumentem no período da pandemia do novo coronavírus. Dúvidas e inseguranças normalmente acompanham as grávidas, mesmo em tempos ditos normais.

Por isso, reunimos aqui um pouco do que já foi descoberto sobre a relação da COVID-19 com a gestação e os cuidados que as famílias podem tomar.


1. GRÁVIDAS SÃO GRUPO DE RISCO DO CORONAVÍRUS?
Sim! Grávidas são consideradas grupo de risco, pois possuem maior suscetibilidade a infecções graves e fenômenos tromboembólicos, podendo ocorrer morte fetal.

2. QUAL É O MELHOR TIPO DE PARTO DURANTE A PANDEMIA?
O melhor tipo de parto é o normal, para todas as épocas, inclusive na pandemia. Devido ao risco de entrar em contato com uma pessoa contaminada, mulheres estão repensando seu modelo de parto para ficar menos tempo no hospital. A escolha está sendo pelo parto normal, que tem alta mais rápido.

3. QUAIS CUIDADOS ESPECIAIS OS BEBÊS RECÉM-NASCIDOS PRECISAM?
Em relação ao COVID-19, os cuidados especiais que os RNs precisam são os mesmos de todos nós: evitar o contato com muitas pessoas. Esta medida se cumpre ao manter o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e indicada pelos primeiros 2 anos de vida.


4. AO ESCOLHER UMA MATERNIDADE NESTE NOVO CENÁRIO, O QUE DEVO AVALIAR?
Dentre tantas opções, é necessário avaliar se a maternidade possui plantão com equipe pediátrica e principalmente UTI Neonatal estruturada, de preferência livre de internação proveniente da COVID-19.

A Maternidade Unimed Vitória oferece à gestante uma estrutura completa para atendimento e atenção no processo do nascimento. Contando com ambos serviços, através de equipe qualificada e especializada para os cuidados antes, durante e após o parto, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Totalmente estruturada para o parto adequado e humanizado, também contamos com equipe de enfermeiras obstétricas em tempo integral e equipe de obstetras de plantão, com treinamento em parto humanizado e parto vaginal. É importante avaliar se a maternidade escolhida possui um mínimo de dois profissionais presentes diuturnamente. Na Maternidade Unimed Vitória, seguimos estas indicações. Com três plantonistas, propiciamos maior segurança para o corpo clínico e para as gestantes, com total segurança ao binômio “mãe – bebê” neste momento de pandemia.

Mães com suspeita ou COVID Positivo devem estar atentas se a maternidade escolhida, possui leitos estruturados para COVID-19 e também leitos para CTI adulto.

5. SÃO NECESSÁRIOS CUIDADOS ESPECIAIS NA QUARENTENA?
Sim! Os cuidados vão desde a higienização das mãos até mesmo evitar aglomerações. É necessário seguir rigorosamente as rotinas do pré-natal.

6. O QUE MUDA NO PRÉ-NATAL?
A rotina se mantém a mesma, com realização de exames de sangue e ultrassom, consultas com obstetras entre outros. Porém, é necessário estar alerta a sintomas de contaminação pelo coronavírus, visto que ele pode ocasionar morte fetal. A gestante deve seguir rigorosamente os protocolos de prevenção contra a COVID-19 e buscar evitar qualquer contato social desnecessário.

7. CASO EU ME CONTAMINE COM O CORONAVÍRUS ENQUANTO GRÁVIDA, O VÍRUS PODE PASSAR AO BEBÊ?
Há muitas pesquisas em andamento sobre a contaminação do feto, mas há risco de trombose na placenta, podendo levar a morte fetal.

8. AINDA É PERMITIDO ACOMPANHANTE NO PARTO?
Na Maternidade Unimed Vitória, é permitido um acompanhante para a gestante durante o parto e no alojamento conjunto.

-
SAIBA MAIS

A Maternidade Unimed Vitória faz parte do Complexo Integrado de Atenção à Saúde (CIAS) - que abrange as unidades próprias da Unimed Vitória, interligadas em uma estrutura única e exclusiva, ofertando aos clientes uma rede de serviços completa.

Inaugurada em fevereiro de 2013, com a proposta de oferecer assistência e cuidado aos seus clientes em todos os momentos, conta com uma área de 2,8 mil m², com capacidade para realizar cerca de 800 atendimentos e 600 cirurgias por mês.

Disponibiliza atendimento 24 horas na área de Ginecologia e Obstetrícia, e ainda serviços de laboratório de análises clínicas, patologia e ultrassonografia.

Fale conosco através dos contatos abaixo, será um prazer te atender.
 

Maternidade Unimed Vitória
Rua Constante Sodré 60, Santa Lúcia, Vitória
Tel: 3235-5300 | Berçário: 3235-5332, das 14 às 18h.