Voltar

Hospital Unimed Vitória faz 15 anos

Hospital Unimed Vitória faz 15 anos

Hospital Unimed Vitória faz 15 anos

O Hospital Unimed Vitória (HU) comemora 15 anos no dia 30 de junho, com a marca de mais de 1 milhão de pessoas atendidas no Pronto-Socorro da unidade desde sua inauguração e 137 mil cirurgias realizadas.

Atualmente, o HU realiza uma média de 1.300 procedimentos cirúrgicos por mês, sendo 49% de grande porte. São feitos, aproximadamente, 15 mil atendimentos mensais, incluindo as atividades do hospital e do Pronto-Atendimento.

“São 15 anos de muito sucesso, em que nós conseguimos tornar o Hospital Unimed uma referência em atendimento, acolhimento e qualidade. Temos muito o que comemorar”, afirma o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida.

Diamante

Sempre em busca de qualidade e inovação, neste mês de junho, o hospital conquistou a categoria Diamante no Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade 2018. Coordenado pela Unimed do Brasil, o Selo premia hospitais que desenvolvem suas atividades de forma ética e transparente, que respeitam seus públicos de relacionamento e realizam a gestão sustentável do seu negócio considerando o equilíbrio econômico, social e ambiental. 

“O Hospital comemora 15 anos e esse título é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor de Recursos Próprios, Mario Tironi Junior.

Para garantir o título, o Hospital Unimed Vitória apresentou à Unimed do Brasil o melhor resultado entre todos os Hospitais de Grande Porte do Sistema, na competência de 2016 e 2017.

“Conseguimos unir a cooperativa toda não só em busca do ideal de ter um modelo hospitalar que fosse capaz de gerar qualidade, de fomentar as melhores práticas, mas também de oportunizar o crescimento e o desenvolvimento de toda a classe médica que está envolvida nela”, analisa Alexandre Augusto Ruschi Filho, conselheiro de Administração da Unimed Vitória.

Acreditação

Com investimentos contínuos em qualidade, o Hospital Unimed alcançou, em 2008, a acreditação Nível 3 (máximo) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2007, já havia recebido a certificação NBR ISO 9001 em todos os setores.

“Buscamos melhoria contínua e conseguimos as acreditações ISO e ONA, mostrando nosso compromisso com a qualidade e a segurança do paciente. Temos um corpo clínico especializado desde o Pronto-Socorro até as UTIs e equipes de enfermagem e multidisciplinares integradas no intuito de oferecer a melhor qualidade assistencial e segurança para nossos pacientes”, destaca Mario Tironi Junior.

A estrutura tecnológica avançada é um dos pontos fortes da unidade, segundo o diretor técnico do HU, Jailson Luiz Totola. “O Hospital Unimed é referência aqui no Estado, com profissionais altamente capacitados e especializados, com uma estrutura tecnológica que não deixa a desejar a outros grandes hospitais e, principalmente, um acolhimento dos nossos colaboradores que faz a grande diferença”, ressalta.

Segurança

Atualmente, o HU conta com 1.050 colaboradores e 600 médicos. “Nosso corpo clínico é formado por profissionais de excelência das mais diversas especialidades. Nossos colaboradores passam frequentemente por treinamentos”, assinala o diretor clínico do hospital, Eduardo Fernandes Zanandrea.

Eduardo Zanandrea explica que o foco principal do trabalho realizado pelas equipes é a segurança. “A linha de qualidade do hospital é voltada para a segurança do paciente, de modo a garantir que toda a jornada do paciente na unidade seja muito segura. Para isso, são utilizadas várias técnicas, por meio de protocolos assistenciais, treinamentos das equipes, ações multidisciplinares envolvendo as mais diversas áreas, entre outras”, diz o diretor clínico.

Alta complexidade

O Hospital Unimed Vitória tem se tornado referência em casos de alta complexidade. “Somos um hospital de excelência. Vários procedimentos modernos e complexos são realizados no HU aliados a equipamentos de alta tecnologia com equipes multidisciplinares, técnicas e administrativas, muito competentes”, afirma o superintendente de Recursos Hospitalares, Geferson Alcântara Antunes.

O HU é referência no Estado, por exemplo, em tratamentos cardíacos e conta com uma ala exclusiva para cardiologia, atendendo vários casos considerados complexos. A Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO) integra a Unimed Coração, sendo referência em cirurgia cardíaca no Espírito Santo. Por mês, são realizadas cerca de 25 cirurgias cardiovasculares no HU.

Comunidade

O Hospital Unimed, por meio do Instituto Unimed Vitória, apoia muitas ações na comunidade de seu entorno, incluindo Itararé e bairros vizinhos.

Com recursos provenientes de parte da arrecadação do estacionamento da unidade, são investidos, em média, anualmente, R$ 550 mil, em projetos e atividades sociais, como o Movimento Comunitário de Itararé; Grego Sport Association; Grupo Nação (do bairro Jaburu); Acacci; Instituto Ponte; Júnior Achievement; e iniciativas próprias do Instituto, como a campanha de Doação de Órgãos; “Cuidar Mais”; “De Olho no Futuro”; “Viver Bem na Escola”; “Dr.Unimed”; “Dr. Unimed na Praça”, entre outros.

Números do HU

- 184 leitos (129 de internação, 46 de UTI e nove leitos semi-intensivos)

- Cerca de 1.300 cirurgias por mês, sendo 49% de grande porte

- Média de 15 mil atendimentos mensais, incluindo as atividades do hospital e do Pronto-Atendimento

- 600 médicos

- 1.500 colaboradores