Voltar

Novembro Azul: Unimed Vitória ilumina prédios para destacar importância da prevenção contra o câncer de próstata

Novembro Azul: Unimed Vitória ilumina prédios para destacar importância da prevenção contra o câncer de próstata

Hospital Unimed, Maternidade e demais recursos próprios vão ganhar projeção de luz azul

Novembro Azul: Unimed Vitória ilumina prédios para destacar importância da prevenção contra o câncer de próstata

Hospital Unimed, Maternidade e demais recursos próprios vão ganhar projeção de luz azul

4 Novembro 2021

Para lembrar aos homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, várias das unidades da Unimed Vitória ganharam uma iluminação diferente durante este mês em que se celebra o Novembro Azul. O objetivo da cooperativa é reforçar, também para eles, a importância do autocuidado e da avaliação periódica com o urologista.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Ele só fica atrás do câncer de pele não-melanoma e corresponde a quase 30% dos tumores que acometem homens. O risco de ter um tumor, e o da mortalidade por causa dele aumentam significativamente após os 50 anos. A campanha Novembro Azul foi criada em 1999 na Austrália, por um grupo de amigos para alertar sobre a importância de os homens estarem atentos à própria saúde.

“Queremos, com esse gesto simbólico, chamar a atenção também dos homens sobre a importância do autocuidado. Às vezes o homem cuida de tanta coisa, mas acaba esquecendo de cuidar de si mesmo. Alguns ainda têm receio ou tabus em relação à consulta com o urologista, por exemplo, então, chamar a atenção desse público para a prevenção também faz parte do nosso papel como cooperativa de saúde”, destaca o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.
 

Avaliação

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens, a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quem é afrodescendente ou tem parentes de primeiro grau com câncer de próstata deve começar seus exames a partir dos 45 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU),  o câncer da próstata, em sua fase inicial, tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
 

Música que toca

Outra maneira encontrada pela Unimed Vitória para destacar a prevenção é a ação "Música que Toca - Novembro Azul". O artista capixaba Pedro Novelo vai realizar apresentações musicais em várias unidades da cooperativa, com um repertório variado e uma estrutura de palco móvel personalizada para o Novembro Azul. Será aproximadamente 1h30 de música, com dois intervalos.

Confira as unidades e as datas:

Hospital Unimed: 11/11, das 09h às 11h30
Oncologia: 11/11, das 14h às 16h30
Diagnóstico: 22/11, das 09h às 11h30
Espaço do Cliente: 22/11, das 14h às 16h30