Voltar

Semana de combate ao AVC tem ações gratuitas para a população

Semana de combate ao AVC tem ações gratuitas para a população

Para celebrar o Dia Mundial do AVC, 29 de outubro, cooperativa oferece atendimentos ao público na Praça de Itararé e na Praça dos Namorados

Semana de combate ao AVC tem ações gratuitas para a população

Para celebrar o Dia Mundial do AVC, 29 de outubro, cooperativa oferece atendimentos ao público na Praça de Itararé e na Praça dos Namorados

26 Outubro 2021

Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, a Unimed Vitória e o Instituto Unimed Vitória preparam ações de conscientização abertas ao público, atendimentos, live e vídeos especiais para sensibilizar a sociedade sobre o tema na Semana do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A campanha visa conscientizar a população sobre a prevenção da doença, que é segunda que mais mata no Brasil”, salienta o coordenador do serviço de Neurologia do Hospital Unimed, Daniel Escobar.

O médico reforça que hipertensão, diabetes, sedentarismo, doenças cardiológicas e, principalmente as arritmias, são fatores de risco. A ideia é que as pessoas identifiquem essas condições de saúde o quanto antes para que busquem tratamento e se previnam. “Outro ponto importante é ensinar a população a reconhecer os sinais e os sintomas de AVC. Quando as pessoas sabem o que é isso e o que fazer, ganham tempo na linha de cuidado, porque podem chegar o quanto antes a um centro preparado para o cuidado de AVC. Minutos fazem toda a diferença e o atendimento agilizado salva vidas”.

Nesta quarta-feira (27), das 8h30 às 12h, uma equipe do Instituto Unimed Vitória estará na Praça de Itararé, em Vitória, atendendo pessoas para explicar mais sobre sinais de alerta, fatores causais da doença e prevenção. Já na Praça dos Namorados, também na Capital, será realizada uma abordagem com uma equipe multidisciplinar da cooperativa atendendo a população no sábado (30), das 8h às 12h.


Pacientes contam experiências
 

Uma live especial vai ter como tema “AVC: Como prevenir e agir?”, com Daniel Escobar e pacientes que foram atendidos e salvos pelo protocolo de alta complexidade do Hospital Unimed. O evento on-line acontece na sexta-feira, dia 29, a partir das 17h30, e será transmitido pelo Youtube, no Facebook e Instagram da Unimed Vitória.

Também foram preparadas duas cartilhas, uma de conscientização para público geral e outra específica para pacientes de AVC e seus familiares que estão tendo alta do HU (sobre cuidados pós-AVC). O material será disponibilizado por leitura de QR Code nos locais onde as ações estiverem acontecendo.


Como reconhecer os sinais?

Sorria: Peça para pessoa dar um sorriso e veja se a boa fica torta

Abrace: Peça para a pessoa elevar os braços e veja se um braço está fraco

Música: Diga uma frase, cante uma música, veja se há dificuldade de fala

Urgente: Ligue para o SAMU 192 ou para o serviço móvel da sua operadora de saúde

 

Serviço:

Confira a programação da semana:
 

Quarta-feira (27/10)

Das 8h30 às 12h, uma equipe do Instituto Unimed Vitória estará na Praça de Itararé, em Vitória, explicando sobre sinais de alerta, causas da doença e prevenção. Serão realizadas aferição de pressão e glicose.
 

Sexta-feira (29/10)

Às 17h30. Live com tema “AVC: Como prevenir e agir?”, com Daniel Escobar e pacientes que foram atendidos e salvos pelo protocolo de alta complexidade do Hospital Unimed. O evento será transmitido pelo Youtube da Unimed Vitória, Facebook e Instagram da cooperativa.


Sábado (30/10)

Será realizada uma abordagem e conscientização na Praça dos Namorados, das 8h às 12h, com uma equipe multidisciplinar da cooperativa (profissionais de nutrição, fisioterapia e enfermagem do Viver Bem) atendendo a população. Também serão realizadas aulas de pilates, dança e aula funcional para o público.