Voltar

Unimed Vitória recebe três prêmios durante o Healthcare Innovation Show (HIS) 2017

Unimed Vitória recebe três prêmios durante o Healthcare Innovation Show (HIS) 2017

Unimed Vitória recebe três prêmios durante o Healthcare Innovation Show (HIS) 2017

A Unimed Vitória voltou do Healthcare Innovation Show (HIS) 2017, que aconteceu na última semana em São Paulo, com mais três prêmios na bagagem. Os cases premiados foram: Digital Care, na categoria Gestão de Tecnologia da Informação; O Impacto da Racionalização de Exames com o Modelo de Atenção Primária, na categoria Gestão Administrativo-financeira; e Inovação Nas Condutas Da Atenção Integral À Saúde Prestadas As Gestantes, na categoria Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente (mesmo trabalho do Digital Care).

Com o Digital Care, implantado em 2016, a Unimed Vitória pensou num modelo de atenção integral a saúde das gestantes, visando fazer um acompanhamento multidisciplinar das gestantes, inclusive em domicílio, desempenhando um papel estratégico no processo educativo, como dimensão do processo de cuidar e de conhecimento sobre alterações fisiológicas oriundas da gravidez.

A inovação veio com a central de telessaúde, sistema de gestão do cuidado, Health Coach e integração com dispositivos médicos móveis (Hihub) na plataforma digital Healthmap, estruturada por meio de formulários eletrônicos que padronizam a coleta de informações na gestação, seguindo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

O objetivo foi o fornecimento de dados clínicos relevantes para melhor coordenação do cuidado e intervenção nas tomadas de decisões, visando o melhor prognostico obstétrico e bem-estar para o binômio mãe-filho. As clientes que participaram do projeto foram avaliadas quanto ao risco, com elaboração de plano de ação personalizado, teleorientação mensal/trimestral de acordo com o risco e período gestacional, dicas de saúde específica, alertas clínicos e gerenciamento da execução das ações. O sistema também permitiu o empoderamento das gestantes no cuidado ofertado, através de interface online por chat, com a Coach em Saúde e acesso às funcionalidades voltadas para gestão do cuidado oferecidos, através da web e aplicativos de celular.

Já o case O Impacto da Racionalização de Exames com o Modelo de Atenção Primária, criado em 2015, visou assegurar uma melhoria contínua e sustentável da cooperativa através do Personal. O intuito foi analisar de forma minuciosa por médico e especialidade: a quantidade de exames solicitados por consulta, o custo médio por exame, e por último o custo de exames por consulta. O cuidado e o monitoramento gerado pela ferramenta permitiu identificar quais médicos preconizam as melhores práticas e permite remunerá-lo de forma mais atraente, incentivando toda a equipe buscar melhores práticas.

Atualmente, um dos maiores problemas na assistência à saúde é a fragmentação do cuidado, que gera riscos, falhas na qualidade e custos desnecessários. O objetivo da coordenação do cuidado é reduzir essa fragmentação e oferecer uma assistência que alcance os principais requisitos de qualidade em saúde, tais como: segurança assistencial, acesso no tempo adequado, efetividade dos tratamentos, eficiência no uso de recursos, equidade e empoderamento do paciente.

Evento – O encerramento do Healthcare Innovation premiou 15 cases foram na 7ª edição do Referências da Saúde. O Referências da Saúde é um estudo anual realizado pelo portal e revista Saúde Business com apoio da PwC e que tem como propósito retratar e destacar o grau de maturidade de gestão dos players do setor da saúde. O foco do estudo são hospitais, operadoras de planos de saúde (cooperativas, seguradoras, autogestões, medicina de grupo), centros de medicina diagnóstica e empresas de home care.

O objetivo do estudo é avaliar cada segmento em cinco diferentes pilares: gestão administrativo-financeira; gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, qualidade assistencial e governança corporativa.

Confira as instituições premiadas

PILAR: Governança Corporativa

1º LUGAR - CASE: Sistema de Integridade Corporativa Programa de Compliance - UNIMED BH

 

PILAR: Recursos Humanos

1º LUGAR - CASE: HAMARH – Hospital Adventista de Manaus Avalia - HOSPITAL ADVENTISTA DE MANAUS

 

PILAR: Gestão de Tecnologia da Informação

3º LUGAR - CASE: Digital Care - UNIMED VITÓRIA

2º LUGAR - CASE: Integração de Informações em Saúde- UNIMED VOLTA REDONDA

1º LUGAR - CASE: BI Analytics – Uma solução estratégica para tomada de decisões - UNIMED RECIFE III

 

PILAR: Gestão Administrativo-Financeira

4º LUGAR - CASE: O Impacto da Racionalização de Exames com o Modelo de Atenção Primária - UNIMED VITÓRIA – DIAGNÓSTICO

3º LUGAR - CASE: Novo Modelo de Remuneração de Cooperados - Unimed BH

2º LUGAR - CASE: Turnaround BP - BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO

1º LUGAR - CASE: Carefy – Gestão de Hospitalizados - GRUPO SÃO FRANCISCO

 

PILAR: Qualidade Assistencial

6º LUGAR - CASE: Stewardship – Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos - HOSPITAL SANTA IZABEL – SANTA CASA DA BAHIA

5º LUGAR - CASE: Automação e gerenciamento de protocolos assistenciais por meio de prontuário eletrônico - HOSPITAL EVANGÉLICO DE LONDRINA

4º LUGAR - CASE: Selo de Excelência Assistencial - UNIMED BH

3º LUGAR - CASE: Prescrição Médica Retrógrada de Psicotrópicos - ICESP

2º LUGAR - CASE: Inovação Nas Condutas Da Atenção Integral à Saúde Prestadas As Gestantes - UNIMED VITÓRIA

1º LUGAR - CASEE: Nuclearis – inteligência para medicina nuclear - HOSPITAL SÃO RAFAEL