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Você trabalha muito tempo sentado?

Você trabalha muito tempo sentado?

Você trabalha muito tempo sentado?

Uma pesquisa realizada por uma rede nacional de comunicação mostrou que 63% dos entrevistados passam mais de seis horas por dia acomodados em uma cadeira enquanto trabalham. Esse número ilustra o atual modo de vida da grande maioria dos trabalhadores.

Para minimizar as consequências de manter-se muitas horas sentado, algumas estratégias podem ser incorporadas ao dia a dia no trabalho - entre elas estão móveis de escritório adequados, prática de alongamentos e cuidado com a postura.

O médico ortopedista da Unimed Vitória, Bernardo Terra, disse que as queixas mais frequentes nos consultórios de ortopedistas por conta da má postura nos locais de trabalho são as tendinites (de punho, mão, cotovelo e ombro) e as cervicalgias (dores no pescoço). “A posição inadequada ocasiona uma sobrecarga na musculatura, gerando dores, contraturas, mialgias e processos inflamatórios”, alerta.

Confira algumas dicas do médico Bernardo Terra para minimizar os incômodos e futuros problemas

1 – Se for possível, opte por cadeiras ergonômicas, com descanso para braço, regulagem no assento e encosto.

2 – Sempre esteja com os pés apoiados no chão, se preciso, adquira um apoio portátil. Isso evitará a estagnação da corrente sanguínea na região das pernas.

3 – Nivele os braços da cadeira com a altura da mesa para evitar tensão muscular na região dos cotovelos, ombros, braços e punhos.

4 – Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira, respeitando a curvatura natural das costas.

5 – Fique de 40 a 70 centímetros distante do monitor e cuide da iluminação para evitar reflexos na tela.

6 – Alongue-se! Se o dia estiver “corrido”, movimente-se mesmo sentado. Faça movimentos circulares com os pés, tornozelos e cabeça; estique os joelhos, braços e mãos; movimente para cima e para baixo os ombros, braços e mãos.