A Segurança do Paciente é uma questão estratégica para Hospital Unimed Vitória. Existe um compromisso firme e visível de toda a liderança na eliminação ou mitigação de riscos na assistência ao paciente, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

 

O Núcleo de Segurança do Paciente tem como suas atribuições legais:

  • Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; 
  • Estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
  • Atuar com capacitação de segurança do paciente para os colaboradores.
  • Implantar melhorias a partir da análise dos eventos adversos ocorridos.

 

Realizamos o monitoramento do nível de segurança de nossa instituição através dos indicadores, de busca ativa, da pesquisa da cultura de segurança, além de auditorias clínicas dos protocolos de segurança e da base epidemiológicas, dentre eles: sepse, cadeia medicamentosa, cirurgia segura, prevenção de queda, identificação do paciente, transporte seguro e lesão por pressão.

A pesquisa foi realizada em 2018 com 353 pacientes internados nos setores do hospital, onde o resultado demostrou que 92% dos entrevistados se sentiam seguros em nossa instituição. Identificamos que o método adotado pela Unimed Vitória, para garantir a segurança do paciente, atinge o objetivo de colocar o paciente como centro do cuidado.

Vale apenas ressaltar que a Unimed Vitória foi ganhadora como melhor Núcleo de Segurança do Paciente pelo prêmio Laboratório de inovações ANS / OPAS / OMS 2017.

 

Índice de Percepção Segurança