Projetos Sociais

Projetos Sociais

Um dos princípios do Cooperativismo é o interesse pela comunidade. As parcerias sociais são estabelecidas para contribuir com o desenvolvimento social, pois caminha no sentido de agregar força e legitimidade às políticas públicas.

O Instituto Unimed Vitória tem como uma de suas atribuições o gerenciamento das demandas sociais, a partir da avaliação de oportunidades de cooperação com a sociedade civil organizada.
 

Estas parcerias são definidas conforme o foco de atuação, orientadas pela promoção da saúde.

 

Arte e cultura

- Algazarra ArteCoral (Instituto Todos os Cantos): Criado em 2011, trata-se de um projeto de ensino de música por meio do canto coral. Atualmente, é composto por 44 coristas, com idades entre 13 e 20 anos, a maioria do bairro Itararé, em Vitória, e adjacências. O diferencial do projeto é inserir a música clássica na vida dos adolescentes e jovens, agregando ainda mais ao trabalho de musicalização lições de cidadania e de superação das dificuldades. O projeto tem reconhecimento nacional e realiza inúmeras apresentações no Estado e também participa de importantes festivais pelo país.

 

Desenvolvimento Comunitário

- Central de Compras do Bem – Grupo Nação: Com sede no bairro Jaburu, em Vitória, o projeto foi criado para promover a compra coletiva entre 13 proprietários de estabelecimentos comerciais de baixa rentabilidade, buscando contribuir com o fortalecimento e o desenvolvimento local.

 

Educação

- Junior Achievement: O Instituto Unimed Vitória apoia financeiramente a instituição por meio de uma contribuição mensal. Além disso, dois programas são apoiados pelo voluntariado da cooperativa: Educação Empreendedora e Empresário Sombra. O Junior Achievement aplica, em sala de aula, programas de educação econômico-prática com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. Está presente em mais de 120 países, beneficiando em torno de 10 milhões de jovens por ano. No Brasil, mais de 3 milhões de jovens já participaram dos programas de empreendedorismo desenvolvidos pela Junior Achievement, que são ministrados por voluntários da classe empresarial.

 

- Centro Cultural Caieiras (Cecaes): Desenvolve atividades de formação contínua junto a crianças e jovens em situação de risco social residentes da Ilha das Caieiras e da Grande São Pedro, bairros periféricos da cidade de Vitória. O projeto Congo na Escola é um dos projetos do Cecaes, que trabalha com a missão de promover os direitos e o desenvolvimento humano, por meio do incremento e da difusão da cultura local, elevando a autoestima e gerando renda e desenvolvimento para a região.

 

- Programa Bom Aluno Capixaba (Instituto Ponte): O Instituto Unimed Vitória patrocina um dos alunos do Programa, que tem o objetivo de oferecer suporte pedagógico, psicológico e direcionar a carreira de bons alunos de baixa renda, incentivando-os por meio de sua capacitação educacional e técnico-profissional, bem como habilitando esses alunos nos aspectos de cidadania e solidariedade para que se tornem agentes de transformação de sua situação socioeconômica e da desigualdade social existente no Brasil.

 

Esporte

- Instituto Solvive para o Desenvolvimento Humano: Promove a cidadania por meio do esporte para crianças e adolescentes na cidade de Vila Velha.

 

Saúde

- Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci): A entidade recebe o apoio do Instituto Unimed e tem uma atuação alinhada à defesa de uma medicina mais humanizada. Foi fundada em 1988, em Vitória, por pais de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, com o apoio dos profissionais do setor. É a única organização não governamental de apoio ao câncer infanto-juvenil no Estado, mantendo parceria com o Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia do Hospital Infantil.

 

- Associação Luterana de Assistência Social (Alas): A cooperativa fornece 20 consultas mensais em especialidades como apoio aos atendimentos da instituição para a Associação, que está sediada em Vitória e tem por objetivo oferecer, por meio de suas várias atividades e projetos, proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e às pessoas portadoras de deficiência, além de promover assistência gratuita de saúde e de educação.

 

- Cuidar Mais: Lançado em maio de 2015, o projeto é uma iniciativa do Instituto Unimed Vitória, em parceria com o Hospital Infantil e o Hospital Dório Silva,  que visa à atenção e o cuidado a crianças e adultos, pacientes do Centro de referência em osteogênese imperfeita do Espírito Santo, que funciona no Hospital Infantil, portadoras de osteogênese imperfeita, popularmente conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”. O projeto conta, ainda, com o apoio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Vitória (Apae) e da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). São oferecidas consultas eletivas no Centro de Especialidade da Unimed Vitória e sessões de hidroterapia na piscina da Apae, além de acompanhamento nutricional oferecido pela Acacci. Até dezembro de 2015, cerca de 41 pacientes inscritos foram atendidos no Centro de Especialidades da Unimed.

 

- De Olho no Futuro: realizada anualmente em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, a iniciativa conta com o apoio da Unimed Vitória há dez anos e tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais de alunos de escolas municipais de ensino fundamental de Vitória e, assim, contribuir com o seu processo de aprendizagem. O projeto, que disponibiliza gratuitamente serviços de atendimento oftalmológico a esses alunos, conta com apoio de colaboradores voluntários para a realização dos exames e a Prefeitura fica responsável pelo fornecimento dos óculos prescritos. Em 2015, entre novembro e dezembro, foram atendidos cerca de 100 alunos no Centro de Especialidades de Camburi, em Vitória. Com esse projeto, a Unimed Vitória recebeu, em 2014, o Prêmio Cooperativa do Ano, concedido pela Organização das Cooperativas do Brasil - OCB. A cooperativa ficou em terceiro lugar na categoria Cooperativa Cidadã.

 

- Banco de Leite Humano – Hospital Dório Silva: A fim de estimular a doação do leite materno para aquelas mães que, por fatores diversos, não podem amamentar, a Unimed Vitória patrocinou a montagem do Banco de Leite do Hospital Dório Silva em 1998, que montou toda a estrutura para seu funcionamento. Em 2000, a cooperativa ampliou este apoio, e fornece desde então, um carro com motorista e combustível, que duas vezes por semana, recolhe o leite materno nas casas das mães doadoras, apoio essencial para manter o funcionamento do Banco de Leite.

 

- Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (HUCAM): O Instituto Unimed Vitória patrocina diversas ações dentre elas a reforma e doação de brinquedos na brinquedoteca da Pediatria que estava desativada e do Pavivis, um Projeto de Extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Centro de Ciências da Saúde - UFES, que atende vítimas de violência sexual de todo o Espírito Santo. A Brinquedoteca proporcionará aos pacientes um novo espaço, totalmente adaptado e equipado. O local será utilizado como recurso terapêutico, indispensável para o tratamento das crianças. No espaço do Pavivis, foram realizadas pinturas, reparos e adequações elétricas no prédio para melhor atendimento aos pacientes.