Projetos Próprios

Projetos Próprios

O Instituto Unimed Vitória conta com a participação de colaboradores e cooperados que se dedicam às ações de responsabilidade social e trabalho voluntário, para construção de um mundo melhor. Abaixo estão relacionadas as principais ações de responsabilidade socioambiental da cooperativa. Confira:

 

PROGRAMAS DE ECOEFICIÊNCIA

Colaborador Sustentável
Durante o ano desenvolve ações de ecoeficiência com os temas água, energia e resíduo para promover a reflexão sobre a importância de uma postura comprometida com o consumo consciente:
- Esquadrão da Sustentabilidade
Formado por colaboradores voluntários que atuam como multiplicadores da sustentabilidade, a fim de replicar o conceito de respeito ao meio ambiente e engajamento por um mundo melhor.


- Coleta Seletiva
Dentro do tema “Resíduo”, o Colaborador Sustentável destaca a importância da reciclagem e algumas de suas vantagens, tais como a redução da extração de recursos naturais, redução da quantidade de resíduos destinada ao aterro sanitário, geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis, proporcionando qualidade de vida à população. Por isso, fique atento à forma mais adequada de separação da sua unidade.


- Incentivo da Diminuição do uso de copos descartáveis
O incentivo da diminuição do uso de copos descartáveis nos setores da cooperativa, contribui para sustentabilidade do planeta, uma vez que esse tipo de plástico leva até cem anos para se decompor na natureza.


- Coleta de embalagens Tetra Pak para reciclagem
A iniciativa também fomenta a economia da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória, por meio do trabalho de reciclagem realizado. Atualmente os coletores estão instalados na Sede e no Hospital Unimed.


- Coleta de Óleo de Fritura
Atualmente existe um ponto de coleta na Sede da cooperativa, onde o colaborador pode contribuir para a correta destinação. Os impactos provocados pelo descarte inadequado deste resíduo provocam sérios impactos ambientais. Cada litro de óleo contamina cerca de vinte mil litros de água.

 

PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO

O Instituto Unimed Vitória conta com a participação de colaboradores e cooperados que se dedicam às ações de responsabilidade social e trabalho voluntário, para construção de um mundo melhor. Abaixo estão relacionadas as principais ações de responsabilidade social da cooperativa. Confira:

• A Turma do Dr. Unimed: Desenvolve o trabalho de alegria e humanização, por meio de visitas em instituições, hospitais públicos e asilos da Grande Vitória.
As visitas ocorrem, geralmente, duas vezes por mês e têm duração média de 2 horas cada, entre deslocamento e atuação.

• Doe: Incentiva a doação de sangue como ferramenta de esperança para a vida das pessoas. Em 2015, em parceria com a coordenação de Gestão da Estratégia e Projeto (Cogep), o Instituto Unimed Vitória criou o “Banco de Doadores de Sangue”, um cadastro de colaboradores que, caso necessário, serão acionados para doar sangue a fim de atender aos pedidos de ajuda recebidos para doação de determinado tipo sanguíneo.

 Dr. Unimed na Praça: Surgiu em 1995, com o propósito de aliar saúde e diversão em comunidades do entorno da cooperativa. Após quatro anos sem execução do projeto, em 2016 o Dr. Unimed na Praça foi retomado para ratificar o compromisso da cooperativa em contribuir com o desenvolvimento comunitário por meio da promoção da saúde e bem-estar.

• Educação Empreendedora: Leva à sala de aula profissionais de diversas áreas da cooperativa para falar sobre temas como as vantagens de permanecer na escola, consciência ambiental, ética, economia pessoal, entre outros. Os programas são voltados para alunos do ensino público fundamental e médio do entorno da cooperativa.
As aplicações ocorrem, geralmente, duas vezes por ano, uma em cada semestre, e têm duração média de 5 horas cada, nos turnos matutino ou vespertino. 
 

• Empresário Sombra (exclusivo para gestores): iContribui com a formação de jovens para o mercado de trabalho por meio da vivência da realidade corporativa, durante o acompanhamento de um dia com os gestores da Unimed Vitória.
 

• Esquadrão da Sustentabilidade: Tem o objetivo de replicar para os colaboradores da Unimed Vitória o conceito de respeito ao meio ambiente e o engajamento por um mundo melhor.
 

• Vou te contar: Incentiva a leitura por meio da contação de histórias para crianças de instituições parceiras e escolas públicas do entorno da cooperativa.

 

Resultados 2016
Em 2016, os programas e ações de voluntariado promovidos pelo Instituto Unimed Vitória contaram com a participação de 202 voluntários que dedicaram 1.097 horas, beneficiando 3.705 pessoas.