Unimed VTRP mobiliza hospitais da região para nova fase do Projeto Qualificar

Resultados da Fase I e projeção de novos trabalhos foram apresentados na manhã dessa quinta-feira, em Lajeado

Unimed VTRP mobiliza hospitais da região para nova fase do Projeto Qualificar

Resultados da Fase I e projeção de novos trabalhos foram apresentados na manhã dessa quinta-feira, em Lajeado

O desafio proposto pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) aos nove principais hospitais da região, em busca de mais qualidade e segurança aos pacientes locais, entrou em nova fase nesta semana. A Cooperativa Médica recebeu nesta quinta-feira, 21/03, em Lajeado, os administradores e diretores das instituições para falar sobre a nova fase do Programa Qualificar – Qualificação da Assistência Hospitalar. No encontro, foram apresentados os resultados da Fase I, que obteve êxito com a Acreditação do Hospital Estrela, e foram projetados os novos passos do projeto, que seguirá até 2020.

“Estamos muito felizes com os resultados já apresentados pelo Qualificar. Os avanços e o empenho aos quais todas as instituições demonstraram, identifica o comprometimento com a qualidade e segurança. A evolução alcançada, que já é vista e percebida, é para os clientes Unimed e para toda a comunidade, independente de ter plano de saúde Unimed, outros convênios ou SUS. São mudanças que ficam nas instituições”, avalia o Diretor de Operações da Unimed VTRP, médico Claus Dietter Dummer.

Promovido pela Unimed VTRP desde fevereiro de 2018, o Qualificar dá apoio, auxílio e garante o custeio de 100% do valor de treinamentos e  assessoria especializada para todos os participantes. O projeto é desenvolvido pela EJRos Brasil, empresa de Caxias do Sul que é referência no mercado. “A Acreditação traz segurança às pessoas e aos processos internos dos hospitais. Atualmente, podemos dizer que é uma grande apólice de seguros. Buscar o caminho da qualidade é sempre a melhor escolha”, garante Everton J. de Ros, diretor da EJRos Brasil e gerente do projeto.

No Qualificar, todos os hospitais passaram por uma avaliação inicial, em março do ano passado, onde receberam uma nota. Em fevereiro deste ano, uma nova avaliação foi realizada, e todos apresentaram grande evolução. Na média geral, a nota das instituições melhorou em mais de 37%.

O evento trouxe ainda a Lajeado a Diretora de Planejamento e Controle do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), Vivian Giudice. Ela trouxe aspectos práticos aos administradores dos hospitais com a palestra “Os Caminhos da Acreditação”. O Ibes fez parte do processo de auditoria que concedeu a Acreditação do Hospital Estrela, em 2018.

“Somos rigorosos, mas nosso objetivo é ajudar as instituições de saúde a entender a importância da cultura da qualidade e em segurança. Qualidade é sempre investimento, jamais custo”, assegurou.

 

NÚMEROS DA FASE I DO QUALIFICAR

- 10 treinamentos coletivos

- 80 horas de treinamento coletivos

- 470 participantes

- 720 horas de assessoria, com visitas in loco, para cada hospital

 

HOMENAGEM AO HOSPITAL ESTRELA

No evento da última quinta-feira, o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki, parabenizou oficialmente o Hospital Estrela (HE) pela conquista do selo da Acreditação. Pricladnitzki entregou uma placa aos representantes do HE, reconhecendo o compromisso com a busca pela qualidade e segurança.

“Até o ano passado, apenas hospitais de Porto Alegre e da Serra tinham Acreditação. O Estrela, que sempre nos acompanhou nos projetos, e agora é pioneiro na região, nos orgulha muito com essa conquista”, afirmou Pricladnitzki.

 

NOVA ETAPA TERÁ VISITAS ORIENTADAS E ENCONTROS TÉCNICOS

A Fase II do Qualificar já está em andamento. A partir de agora, os hospitais continuarão recebendo visitas mensais da EJRos, além de outros dois tipos de atividade. Uma delas será um circuito de Rounds Técnicos, com foco na atualização e multiplicação de conhecimento. Eles serão conduzidos por especialistas e terão como público-alvo o corpo clínico e os gestores das instituições da região. Outra atividade já agendada entre os participantes são visitas técnicas orientadas, onde os próprios hospitais participantes compartilharão experiências entre si.

“O objetivo da Fase II do Qualificar é aproximar ainda mais as instituições da Acreditação. A experiência positiva do primeiro ano nos mostra que estamos no caminho certo. A Unimed sempre investiu na cultura da qualidade, e ficamos felizes de poder apoiar as instituições locais nesta caminhada”, pontuou a Gerente de Operações da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

 

HOSPITAIS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUALIFICAR

- Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul

- Hospital Bruno Born, de Lajeado

- Hospital Estrela, de Estrela

- Hospital Ouro Branco, de Teutônia

- Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul

- Hospital Santa Terezinha, de Encantado

- Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo

- Hospital São José, de Arroio do Meio

- Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires


Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Fonte: AI - Unimed VTRP