Voltar

Dicas para estimular a criatividade

Dicas para estimular a criatividade

Existem muitas maneiras de estimular a criatividade das crianças e os pais têm papel fundamental nesse processo

Dicas para estimular a criatividade

8 Junho 2018

 

As crianças nascem com habilidades que muitos nem imaginam. Desde cedo têm capacidade para aprender, pensar e interagir com o mundo de modo criativo. Aprendem rápido a se comunicar, assim como, nadar, ler ou escrever. Mas, de acordo com um estudo espanhol, quando adultos, mais de 70% de suas capacidades se perdem – saem do seu alcance consciente – contaminadas por comparações, rótulos, culpa ou crítica, por exemplo. O que fazer para que as crianças de hoje permaneçam capazes de utilizar sua capacidade criativa no presente e no futuro?

De acordo com o mesmo estudo, a família tem papel fundamental nesse processo. Ajudar as crianças a ficarem conectadas com seu potencial criativo requer entendimento de que tudo tem o seu tempo. A proposta é respeitar as fases da infância e acompanhar cada momento com atividades que vão proporcionar autoestima e fortalecer os laços afetivos para que, espontaneamente, a criança se entregue às atividades lúdicas e de caráter criativo.

 

Brincadeiras

Brincar é uma das atividades que mais estimulam as crianças. Além de promover a criatividade, ajuda a experimentar sentimentos e a aprender sobre regras. É por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo e estabelece laços afetivos. Os incentivos contribuirão para a sua formação, por isso, os pais atuam como estimuladores da construção desse desenvolvimento global.

 

Leituras

A leitura é outro importante estimulante. A criança deve ser incentivada a observar os desenhos e, caso já estejaem idade escolar, poderá criar suas próprias histórias. Além de estimular a criatividade, a leitura ajuda a fortalecer o vínculo familiar com a criança; colabora para desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio; ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções; ajuda a minimizar problemas comportamentais; auxilia na qualidade do sono; e contribui no desenvolvimento da linguagem oral.

 

Ver as coisas a partir de outro ponto de vista

Desafiar a criança a olhar o mundo ao seu redor sob uma nova perspectiva também estimula a imaginação. Um passeio pela cidade com a missão de perceber coisas não observadas anteriormente – cores, sons, monumentos, natureza – tende a ser uma atividade divertida e instigante.

 

Contemplar obras de arte

Crianças podem e devem participar de programas culturais. Essas atividades contribuem de diferentes maneiras para o desenvolvimento. A presença dos pais no passeio pode encorajá-las a olhar os quadros, e outras obras de arte, a partir de aspectos diferentes como contraste, perspectiva e cor.

 

Escutar música

Estudos indicam que a música e os desenhos ajudam a melhorar o talento e a criatividade dos pequenos. Enquanto escutam uma canção, podem ser estimulados a contar a história que retrata aquela música e a desenhar as cores que a melodia possa representar.

 

Cantinho da criatividade

Reservar um espaço da casa para que a criança solte a imaginação é um grande estímulo. A ideia desse espaço é que ele seja realmente o cantinho da criatividade. Por isso, vale, por exemplo, instrumentos musicais, livros, jogos educativos, quebra-cabeça, blocos de montar, tintas e papeis.

 

Mais positivo e menos negativo

Uma mente em desenvolvimento absorve tudo como uma esponja. Por isso, os pais devem utilizar menos frases negativas e mais frases positivas. Crianças que crescem ouvindo frases negativas se arriscam menos na vida por conta da baixa autoestima e, consequentemente, expressam suas ideias com menos frequência.

 

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano" 
Jean Piaget


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura - Alex Mendes

Fonte: Estudo: Bom dia criatividade! Para uma educação que desperte a capacidade de criar. Fundação Botín

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (3 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

  • Mulher na cozinha preparando uma alimentação saudável
  • Glossário de enfermidades
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em