Voltar

Em qual escola?

Em qual escola?

Tomar a decisão sobre qual escola matricular os filhos exige disposição para pesquisar e observar as melhores opções

Em qual escola?

4 Novembro 2010


O ano está terminando e os pais com filhos em idade escolar já devem realizar as matrículas. Neste momento, porém, pode surgir a dúvida sobre em qual escola inscrevê-los e os critérios a serem levados em consideração podem variar muito para cada família. Valor da mensalidade, projetos pedagógicos, localização, atividades extracurriculares e uso de tecnologias são alguns dos itens que geralmente influenciam a tomada de decisão dos pais.

Para ter mais segurança ao optar, é necessário paciência para pesquisar, perguntar e observar as características dos colégios. A angústia nessas horas pode ser bastante comum e, mesmo após tomada a decisão, fica a dúvida sobre se a escolha foi acertada. No entanto, é importante confiar na opção eleita e saber que ela não é, necessariamente, definitiva.

Os tópicos a seguir abordam alguns aspectos que podem ser levados em consideração durante a avaliação dos pais em relação às escolas. Confira:

• Tire suas dúvidas sobre os projetos pedagógicos e analise se a linha de ensino da escola é adequada aos valores da família;
• pergunte sobre a participação dos pais e a frequência das reuniões;
• observe a limpeza;
• mostre sua preocupação em relação ao uso dos espaços por alunos de idades muito diferentes durante os intervalos e peça para saber como funciona a divisão;
• converse sobre o uso de tecnologias e procure saber quais atividades são desenvolvidas com o auxílio de computadores;
• observe se a escola oferece aulas fora do currículo básico e projetos variados que incentivem a criatividade e a diferenciação dos alunos.

Após toda a pesquisa, não se esqueça de prestar atenção à reação do seu filho nos primeiros meses em que ele estiver na escola. Além disso, incentivar o diálogo sobre o que acontece nas aulas e no recreio pode ser uma boa maneira de acompanhar a vida escolar da criança e do adolescente.


Taise Bertoldi

Fonte: Revista Crescer (seção “Seus Filhos” – site acessado em 29/10/2010), site Revista Época (conteúdo publicado em 10/10/2008 e acessado em 29/10/2010) e Folha online (educação online).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em