Voltar

Alertas para o uso de medicamentos

Alertas para o uso de medicamentos

Os comprimidos podem ser divididos ao meio? Qual o melhor horário para tomar medicamentos homeopáticos? Confira as explicações para essas e outras perguntas.

Alertas para o uso de medicamentos

19 Setembro 2016
 
“Medicamento é coisa séria”, essa afirmação tem sido utilizada pelo Ministério da Saúde para alertar a população sobre a importância de usar racionalmente os medicamentos e estar atento a diversas condutas, entre elas a automedicação. Um levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) identificou que 76,4% dos brasileiros costumam se automedicar. Essa prática, embora tenha se tornado comum, pode levar a uma série de problemas, entre eles o diagnóstico falho, pois ingerir medicação sem orientação de um profissional pode “mascarar” uma doença mais grave em estágio inicial, dificultando o diagnóstico médico precoce. 

Além do mais, conforme a Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos, elaborada pelo Ministério da Saúde, nem todas as doenças exigem o uso de medicamentos, pois algumas complicações tem um período curto de duração e podem desaparecer sem a ingestão deles. Inclusive algumas ações podem ajudar na cura de doenças - dietas, repouso, exercícios, etc. É importante lembrar que apenas profissionais de saúde habilitados podem orientar corretamente sobre cada caso e tratamento específico. Abaixo separamos outros cinco cuidados envolvendo medicamentos:  
 
  • Mesmo que os sintomas tenham desaparecido ou a dor tenha aliviado, não se deve interromper o tratamento antes do prazo indicado pelo médico, pois a doença pode se agravar com a suspensão precoce do tratamento.
     
  • Os medicamentos ingeridos pelos adultos nem sempre podem ser utilizados por crianças. É importante conversar com o pediatra sobre os medicamentos indicados para cada situação. Por precaução, todos os medicamentos em casa precisam ficar fora do alcance das crianças, evitando que elas os confundam
    com doces ou balas e os ingiram inadvertidamente.
     
  • Medicamentos homeopáticos devem ser tomados longe dos períodos das refeições, no mínimo meia hora antes ou após, e da escovação dos dentes, dez minutos antes ou meia hora depois.
     
  • Na hora de ingerir um medicamento, esteja em pé ou sentado. Para acompanhá-lo, opte por água pura – não use refrigerante, bebida alcoólica, chá ou café; nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos. Em caso de dúvida, consulte a bula.
     
  • As cápsulas não devem ser abertas e os comprimidos não podem ser quebrados ou divididos. Os medicamentos precisam ser usados conforme a receita, as informações da bula e as orientações do médico.

 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos - Ministério da Saúde / Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade / Sociedade Brasileira de Endocrinologia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em