Alertas para o uso de medicamentos
19 Setembro 2016

Além do mais, conforme a Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos, elaborada pelo Ministério da Saúde, nem todas as doenças exigem o uso de medicamentos, pois algumas complicações tem um período curto de duração e podem desaparecer sem a ingestão deles. Inclusive algumas ações podem ajudar na cura de doenças - dietas, repouso, exercícios, etc. É importante lembrar que apenas profissionais de saúde habilitados podem orientar corretamente sobre cada caso e tratamento específico. Abaixo separamos outros cinco cuidados envolvendo medicamentos:

Mesmo que os sintomas tenham desaparecido ou a dor tenha aliviado, não se deve interromper o tratamento antes do prazo indicado pelo médico, pois a doença pode se agravar com a suspensão precoce do tratamento.
- Os medicamentos ingeridos pelos adultos nem sempre podem ser utilizados por crianças. É importante conversar com o pediatra sobre os medicamentos indicados para cada situação. Por precaução, todos os medicamentos em casa precisam ficar fora do alcance das crianças, evitando que elas os confundam
com doces ou balas e os ingiram inadvertidamente.
- Medicamentos homeopáticos devem ser tomados longe dos períodos das refeições, no mínimo meia hora antes ou após, e da escovação dos dentes, dez minutos antes ou meia hora depois.
- Na hora de ingerir um medicamento, esteja em pé ou sentado. Para acompanhá-lo, opte por água pura – não use refrigerante, bebida alcoólica, chá ou café; nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos. Em caso de dúvida, consulte a bula.
- As cápsulas não devem ser abertas e os comprimidos não podem ser quebrados ou divididos. Os medicamentos precisam ser usados conforme a receita, as informações da bula e as orientações do médico.
Fonte: Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos - Ministério da Saúde / Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade / Sociedade Brasileira de Endocrinologia
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.