Voltar

Aproveite ainda mais a aposentadoria

Aproveite ainda mais a aposentadoria

Se você já está nesta fase ou então se preparando para vivenciá-la, separamos algumas dicas que podem fazer uma diferença significativa nos seus dias.

Aproveite ainda mais a aposentadoria

26 Agosto 2016
Desfrutar da aposentadoria costuma estar entre os planos de grande parte dos trabalhadores, afinal é o período em que os dias tendem a ser mais tranquilos e os compromissos podem ser adaptados conforme as próprias vontades. Costumeiramente os assuntos que envolvem o tema têm relação com aspectos financeiros, como por exemplo planejar-se financeiramente para conseguir manter o mesmo padrão de vida na aposentadoria.
 
No entanto, algo bem importante também precisa ser levado em consideração: o planejamento dos dias para esse período. Em outras palavras, é hora de se questionar: de que forma eu quero aproveitar os próximos anos da minha vida? Questões financeiras à parte, muito pode ser feito para tornar a aposentadoria uma fase maravilhosa. 
 
  • Mantenha a mente afiada: uma boa forma de promover estímulos intelectuais é estudando uma língua estrangeira, aprendendo um instrumento musical, colocando a leitura como atividade diária, aderindo a jogos como caça-palavras e sudoku, etc.
  • Continue ativo: se você não consegue ficar sem uma ocupação constante, reflita sobre algo com o qual gostaria de trabalhar e que possa ser divertido, como cozinhar, cultivar verduras, dar aulas ou palestras, fazer artesanatos, participar de voluntariado, etc. Aproveite para socializar e fazer novas amizades sempre que possível.
  • Tenha uma rotina saudável: pratique, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana; preze por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal; evite a ingestão excessiva de álcool e não fume. Esses cuidados podem ajudar para que você se sinta bem, assim fica mais fácil manter o pensamento positivo e estar aberto a novas experiências.
  • Faça o que você sempre quis fazer, mas não tinha tempo: viajar, conhecer novos lugares, fazer aulas de dança, etc. Tantos são os planos que muitas vezes acabam ficando de lado devido à falta de tempo. Agora é só planejar e aproveitar o tempo livre para colocar os desejos em dia.
  • Preste atenção no que está sentido: as mudanças na rotina decorrentes da aposentadoria podem ser um desafio, por isso é importante observar seu humor com frequência, pois sentimentos de desânimo e desespero podem aparecer. É importante conversar com seu médico caso eles sejam frequentes, sem ter medo ou vergonha de pedir ajuda.
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Medline Plus / About Relation Ships

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em