Voltar

Homem: você tem dado atenção à sua saúde?

Homem: você tem dado atenção à sua saúde?

Conheça mais sobre o Novembro Azul, orientações para colocar em prática diariamente e os cuidados preventivos para depois dos 50 anos de idade.

Homem: você tem dado atenção à sua saúde?

9 Novembro 2016

Em novembro as orientações sobre a saúde do homem se intensificam devido à campanha Novembro Azul, que entrou para o calendário nacional de prevenção e tem sido referência na missão de orientar a população masculina para cuidar melhor da saúde. Hoje o Novembro Azul pode ser classificado como a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil, abordando principalmente a necessidade dos homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família) procurarem um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. 

Embora a campanha tenha surgido com foco na prevenção ao câncer de próstata, atualmente tem abordado a saúde como um todo. Além do exame preventivo de toque retal, o Ministério da Saúde recomenda verificar regularmente o nível de colesterol no sangue, a pressão arterial, realizar teste de HIV e de diabetes, e caso tenha histórico de tabagismo mencionar sobre esse fato nas consultas de rotina. Além disso, existem recomendações universais e fundamentais para contribuir com a boa saúde: 

Não fume e evite a exposição ao fumo passivo. Se você fuma ou usa outros produtos ligados ao tabaco, converse com seu médico para encontrar formas de parar com o hábito. 
Mantenha uma dieta saudável. Escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes. Limite a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e sódio, como as opções industrializadas. 
Controle o peso corporal. Perder os quilos em excesso ou manter o peso adequado pode reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas. 
Exercite-se regularmente. Atividades físicas frequentes podem ajudar no controle do peso corporal, reduzindo o risco de desenvolver alguma doença cardíaca. Preze por atividades com as quais você se identifica, tais como tênis, corrida, futebol, etc. 
Limite a ingestão de álcool. Consumir álcool acima do percentual considerado moderado pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de desenvolver câncer, como o de fígado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como consumo moderado de álcool a ingestão diária de uma dose (10 a 15 gramas) para as mulheres e duas doses para os homens (de 20 a 30 gramas). 
Gerencie o estresse. Se você se sentir constantemente sob pressão, seu sistema imunológico pode ficar debilitado. Coloque em prática medidas para reduzir o estresse ou aprenda a lidar com ele de forma saudável.
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Mayo Clinic / Revista USP / Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em