Cartilha ANS - Cancelamento/Exclusão de Planos

IMPORTANTE: Você pode pedir o cancelamento ou a exclusão de contrato coletivo ainda que não esteja em dia com o pagamento das mensalidades ou das coparticipações. TIPO DE CONTRATO FORMA DE SOLICITAÇÃO DO CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE CONTRATO FORMA DE COMPROVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO Contrato individual ou familiar Na própria operadora Protocolo de atendimento entregue presencialmente Por telefone Protocolo de atendimento Pela internet (através do acesso à página da operadora na internet) Resposta automática e protocolo de atendimento Contrato coletivo empresarial Por qualquer meio à empresa a qual você está vinculado no contrato O titular do contrato deve receber o comprovante de solicitação da operadora Contrato coletivo por adesão Na operadora ou na administradora de benefícios Comprovante de solicitação entregue presencialmente Protocolo de atendimento (solicitação por telefone) Resposta automática e protocolo de atendimento (solicitação pela internet) Por qualquer meio à empresa a qual você está vinculado no contrato O titular do contrato deve receber o comprovante de solicitação da operadora A forma que você escolheu para solicitar o cancelamento ou a exclusão do contrato coletivo determina como você receberá o seu comprovante de solicitação. Guarde-o com você. Ele é muito importante! Confira abaixo como a operadora deve comprovar o pedido:

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