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DivulgadOS em 2015,

os dados da pesquisa

“Futuro Digital em Foco Brasil” revelaram que os

brasileiros gastam cerca de 650 horas por mês

em mídias sociais. A média nacional é 60% maior

do que a dos demais países, seguida por Filipinas,

Tailândia, Colômbia e Peru.

Esse índice alto se reflete dentro de casa, uma vez

que a mudança de estilo de vida gerou novos hábi-

tos na estrutura familiar. Comer assistindo desenho

no tablet, brincar com joguinhos online e acessar o

Facebook fazem parte da rotina das crianças. E em-

bora já tenham sido incorporados por grande parte

da sociedade, esses novos hábitos podem causar

problemas, caso ocorram de maneira indiscriminada.

“É fundamental que os pais definam regras e limites

para os filhos, organizando as atividades por tem-

po, prioridade e diversidade, moldando-os para uma

vida mais equilibrada”, afirma o psicólogo clínico

Paulo César Vieira, da Unimed Guaxupé.

Atividades que aproximam

Segundo a especialista em educação lúdica Andréa

Frangakis Tanil, se os pais reduzirem ao menos 30%

do tempo gasto na internet, terão horas livres para

propor às crianças outras alternativas de diversão.

Os benefícios das brincadeiras manuais são

inúmeros. Elas estimulam o desenvolvimento das

habilidades cognitivas, psicológicas, afetivas e

sociais das crianças, incentivando-as a vivenciar

experiências que fortalecem a estrutura física e

psíquica, especialmente quando os pais partici-

pam, pois a experiência conjunta aproxima a fa-

mília e proporciona melhor qualidade de vida.

Andréa ressalta que essas atividades funcio-

nam como uma ferramenta natural para a criança

aprender a lidar com o mundo, a cooperar e su-

perar desafios, a ser resiliente e a conhecer seus

potenciais. “Muitos estudos apontam o brincar

como mecanismo para a redução do estresse e

para a manutenção da autoestima e da confian-

ça”, complementa.

Ela observa também que, apesar da importân-

cia das escolas para o incentivo do brincar, ain-

da não existe um consenso entre os desejos dos

pais e as instituições de ensino. É necessário

haver uma responsabilidade compartilhada para

Vamos brincar?

OpsicólogoPauloCésar Vieira indica algumas

brincadeiras para as crianças:

Jogosdemontar

Estimulama imaginação,

comunicação, concentração,

organização, agilidade e capacidade

de análise.

Pular amarelinha, pular

cordae soltar pipa

Ajudamna coordenaçãomotora,

socialização, paciência, tolerância

a frustração e consciência

de regras ede limites.

Jogos coletivos

Futebol, queimada, basquete e vôlei

estimulama cooperação, empatia,

superação, iniciativa e estratégia.

Fazerumpiquenique

Convidar os pequenos a separarem

alimentos para uma refeição ao ar

livremelhora o convívio social e o

contato coma natureza.

Jogos de tabuleiro

Atividades como xadrez, gamão

e jogo de damas desenvolvemo

raciocínio lógico, amemória e o

senso cognitivo.

Cozinhar

Ajuda afixar os benefícios da

alimentação saudável desde cedo

e estimula noções de higiene,

disciplina e organização.

setembro 2016

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