

DivulgadOS em 2015,
os dados da pesquisa
“Futuro Digital em Foco Brasil” revelaram que os
brasileiros gastam cerca de 650 horas por mês
em mídias sociais. A média nacional é 60% maior
do que a dos demais países, seguida por Filipinas,
Tailândia, Colômbia e Peru.
Esse índice alto se reflete dentro de casa, uma vez
que a mudança de estilo de vida gerou novos hábi-
tos na estrutura familiar. Comer assistindo desenho
no tablet, brincar com joguinhos online e acessar o
Facebook fazem parte da rotina das crianças. E em-
bora já tenham sido incorporados por grande parte
da sociedade, esses novos hábitos podem causar
problemas, caso ocorram de maneira indiscriminada.
“É fundamental que os pais definam regras e limites
para os filhos, organizando as atividades por tem-
po, prioridade e diversidade, moldando-os para uma
vida mais equilibrada”, afirma o psicólogo clínico
Paulo César Vieira, da Unimed Guaxupé.
Atividades que aproximam
Segundo a especialista em educação lúdica Andréa
Frangakis Tanil, se os pais reduzirem ao menos 30%
do tempo gasto na internet, terão horas livres para
propor às crianças outras alternativas de diversão.
Os benefícios das brincadeiras manuais são
inúmeros. Elas estimulam o desenvolvimento das
habilidades cognitivas, psicológicas, afetivas e
sociais das crianças, incentivando-as a vivenciar
experiências que fortalecem a estrutura física e
psíquica, especialmente quando os pais partici-
pam, pois a experiência conjunta aproxima a fa-
mília e proporciona melhor qualidade de vida.
Andréa ressalta que essas atividades funcio-
nam como uma ferramenta natural para a criança
aprender a lidar com o mundo, a cooperar e su-
perar desafios, a ser resiliente e a conhecer seus
potenciais. “Muitos estudos apontam o brincar
como mecanismo para a redução do estresse e
para a manutenção da autoestima e da confian-
ça”, complementa.
Ela observa também que, apesar da importân-
cia das escolas para o incentivo do brincar, ain-
da não existe um consenso entre os desejos dos
pais e as instituições de ensino. É necessário
haver uma responsabilidade compartilhada para
Vamos brincar?
OpsicólogoPauloCésar Vieira indica algumas
brincadeiras para as crianças:
Jogosdemontar
Estimulama imaginação,
comunicação, concentração,
organização, agilidade e capacidade
de análise.
Pular amarelinha, pular
cordae soltar pipa
Ajudamna coordenaçãomotora,
socialização, paciência, tolerância
a frustração e consciência
de regras ede limites.
Jogos coletivos
Futebol, queimada, basquete e vôlei
estimulama cooperação, empatia,
superação, iniciativa e estratégia.
Fazerumpiquenique
Convidar os pequenos a separarem
alimentos para uma refeição ao ar
livremelhora o convívio social e o
contato coma natureza.
Jogos de tabuleiro
Atividades como xadrez, gamão
e jogo de damas desenvolvemo
raciocínio lógico, amemória e o
senso cognitivo.
Cozinhar
Ajuda afixar os benefícios da
alimentação saudável desde cedo
e estimula noções de higiene,
disciplina e organização.
setembro 2016
vemVIVER
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