Revista Conexão - Edição 18 - page 11

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UnimedFederaçãoMinas
DERESPOSTAS
BUSCA
Muitosespecialistasacreditamquea inovaçãoestá ligadaà
invençãodealgoquenãoexiste.Mas, paraGustavoCaetano,mi-
neiro deAraguari que, aos 32 anos, éCEOda SambaTech, uma
dasmais bem-sucedidas
startups
digitais do país, inovar é en-
contrar soluçõescriativasparaalgumproblemadodiaadia. Foi
defendendoesseconceitoqueelese tornouumdosmaisadmi-
rados empreendedores da atualidade, sendo considerado pelo
site americano especializado em negócio, Business Insider, o
MarkZuckerberg (criadordo
Facebook
) brasileiro.
Tudocomeçoucomumcelular nobolsoeavontadedese
divertir com jogoseletrônicos. Naépoca, eleeraestudantede
Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM) e estagiário da Unimed Rio de Janeiro. Como havia
poucos games compatíveis com os modelos de aparelhos
existentes, elepercebeuali umnovonichodeatuação. Aopes-
quisar omercado, encontrou, na fabricante de jogos para ce-
lular,
Brainstorm
, uma importantealiada. A ideiaera se tornar
o representante oficial da empresa inglesa no Brasil. Assim
nasceuaSambaMobile, quepassouaoferecer, especialmente
às operadores de celular, mais de 70mil games para
down-
load
. Com a boa receptividade domercado, GustavoCaetano
decidiu apostar em um novo ramo e criou a Samba Tech, a
maior plataformade vídeodaAméricaLatina na atualidade.
A
startup
temescritóriosemBeloHorizonteeSãoPaulo, os
quais mantêm 70 funcionários responsáveis pelo armazena-
mento, transmissãoemediaçãodaaudiênciade vídeospela in-
ternet.Odiferencialestánodesenvolvimentodeumaplataforma
online
exclusiva e compatível com a intranet de organizações
corporativas, possibilitandoaelasaveiculaçãodevídeoshospe-
dadosemcanaisda internet, aexemplodoYouTube.
Nesta entrevista à
RevistaConexão
, GustavoCaetano re-
velaos investimentos que fezem sua carreirapara alçar voos
tão altos e a importância de encontrar soluções como um
exercíciopara a criatividade e a inovação.
Paravocê, oqueé inovação?
O conceito de inovação na Samba
Tech é baseado na prática. A gente en-
tendeque inovardiz respeitoà resolução
deproblemas reaisde formasimples, isto
é, a capacidade de enxergar uma defi-
ciênciadeum segmentoedescobrir for-
mas de solucioná-la. Não adianta lançar
algo inovador que não vai atender a ne-
nhuma demanda. Esse, inclusive, é um
dos constantes erros que vemos por
partedasempresas.
Vocêsetornouumempreendedorre-
nomadoaindamuitojovem.Comosurgiua
vontadedeserdonodopróprionegócio?
Aminha história começou na facul-
dade. EueraestagiárionaUnimedRiode
JaneiroecursavaMarketingnaEscolaSu-
perior de Propaganda eMarketing. Um
dia, comprei um celular, tentei baixar jo-
gos e não consegui. Enxerguei ali uma
oportunidadee inicieiumabuscaporem-
presas fabricantes de jogos para celular
para revendê-los no país. Desenhei um
planodenegóciosobreomercadobrasi-
leiro e procurei a
Brainstorm
, com o in-
tuitode firmarumaparceriade represen-
tação. Atéentão, eununcahaviapensado
emserumempreendedor.Oqueaconte-
ceu foiqueviviumproblemaedecidibus-
car uma solução. Amaioria das
startups
começa apartir da resoluçãodeumpro-
blemapessoal doseudono.
Você não tinha experiência na área
detecnologia,mas issonãofoiumempe-
cilhoparaalcançaroseuobjetivo. Como
foiesseprocessoeabuscapornovosco-
nhecimentos?
Apesardaminha formaçãoemnegó-
cios, sempre gostei de tecnologia e in-
vesti em cursos que me dessem mais
conhecimentonessaárea. Estudeino Ins-
tituto de Tecnologia deMassachusetts
(MIT), noValedoSilício, nosEstadosUni-
dos, enaescoladaNasa, ondecursei dis-
ciplinas sobre tecnologia, genética e
robótica. Éprecisosemprebuscarqualifi-
caçãoquandosequer inovar.
"Nãoadianta
lançaralgo
inovadorque
nãovai atender
anenhuma
demanda. Esse,
inclusive, éum
dos constantes
errosquevemos
porpartedas
empresas."
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