Page 9 - 02

This is a SEO version of 02. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
09
+
Saúde no seu dia a dia
infância
A infância é uma fase de aprendi-
zagem na qual a criança adquire co-
nhecimentos sobre diversos assun-
tos, desenvolve o mundo em torno
das brincadeiras e ainda se apega à
fantasia. Os brinquedos educativos
são capazes de auxiliar o aprendiza-
do dos pequenos, pois possuem uma
estrutura que desenvolve o raciocí-
nio e aprimora algumas habilidades,
auxiliando no desenvolvimento físi-
co, psicomotor, cognitivo, emocional,
afetivo e social.
A categoria de brinquedos educa-
tivos é bem variada e os jogos são
os principais deles. Porém, a psico-
pedagogaVera Lúcia Benin alerta que
as crianças de hoje brincam menos,
pois as brincadeiras tradicionais vêm
perdendo espaço para os videoga-
mes, computadores e televisão. Se-
gundo a psicóloga Karla Beatriz Bu-
dant, o momento de brincar envolve
a espontaneidade e a criatividade
com a progressiva aceitação das re-
gras sociais e morais. “É brincando
que a criança se humaniza, apren-
dendo a conciliar de forma efetiva a
afrmação de si mesma e a criação
de vínculos afetivos duradouros. As
brincadeiras devem ser uma experi-
ência prazerosa e precisam respei-
tar a faixa de desenvolvimento e o
ritmo de amadurecimento de cada
criança”, ressalta. ParaVera, antes de
escolher o brinquedo ideal, os pais
informações
•Vera Benin, psicopedagoga de Xanxerê: (49) 3433.1502
• Karla Beatriz Budant, psicóloga da Unimed Extremo Oeste: (49) 3621.0265
Brincar faz
bem à saúde
precisam analisar e conhecer muito
bem os gostos, interesses, facilidades
e difculdades da criança. Mesmo os
brinquedos que estão dentro da re-
comendação de faixa etária podem
ser inapropriados para a criança,
afnal, essa é uma classifcação geral,
e cada criança é diferente da outra.
“Os pais precisam observar se o
brinquedo escolhido vai contribuir
de alguma forma para o desenvolvi-
mento da criança”, aconselha.
De acordo comVera, se as crian-
ças apresentarem alguma difculdade
de aprendizado é aconselhável uma
avaliação psicopedagógica, pois o
diagnóstico precoce, ainda na idade
pré-escolar, é fundamental no trata-
mento. “Os pais devem fcar aten-
tos no desempenho escolar dos f-
lhos. Ao perceberem difculdade no
aprendizado é importante buscar
ajuda de um profssional para evitar
problemas sérios no futuro”, orienta.
Um psicopedagogo identifca as
difculdades e os transtornos que
impedem o estudante de assimilar
o conteúdo ensinado em sala de
aula. Para isso, ele faz uso de várias
áreas dos conhecimentos, como
pedagogia, psicanálise, psicologia e
antropologia. Assim, analisa e ob-
serva o comportamento do aluno
e as diferentes formas de aprender.
O profssional, através do diagnósti-
Sessões
Durante as sessões são realizadas
diversas atividades com o objetivo de
identifcar a melhor forma de se apren-
der e o que poderá estar causando al-
gum bloqueio na criança. Para isso, o
psicopedagogo utiliza recursos como
jogos, desenhos, brinquedos, brincadei-
ras,conto de histórias,computador,en-
tre outros. “É através dos jogos que a
criança adquire maturidade, aprende a
ter limites, a ganhar e perder,desenvol-
ve o raciocínio, aprende a se concen-
trar e adquire mais atenção”, comen-
ta. Para Karla, pais e educadores que
co, identifca as causas dos problemas
de aprendizagem como dislexia, dis-
grafa, disortografa e discalculia, além
do défcit de atenção e hiperativida-
de, que impedem o aprendizado da
criança por falta de concentração. “É
importante que todos os envolvidos
no processo educativo estejam aten-
tos a essas difculdades, observando
se são momentâneas ou se persistem
há algum tempo”, destaca.
respeitam a necessidade da criança
brincar estão construindo os alicer-
ces de uma adolescência mais tran-
quila, ao criar condições de expres-
são e comunicação dos próprios
sentimentos e visão de mundo. “O
brincar é a ferramenta que a criança
precisa para aprender a viver”.