Relatório de Gestão 2013 - Uberaba - page 11

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relátorio
de gestão
Esta certificação expressa os grandes esforços na melhoria dos processos operacionais que
permanecerão numa dinâmica de melhoria contínua na busca de resultados crescentes cujo maior
valor é a percepção de todos os públicos envolvidos com a cooperativa.
Gestão de Pessoas
Um dos pilares da gestão - o profissionalismo - é conseguido através deste atributo valori-
zado, primeiramente, pela diretoria, e pela conscientização de todos na organização, com o forte
apoio da Assessoria de Gestão de Pessoas em realizar as melhores práticas neste campo. Todo
o esforço é realizado incansavelmente para que "a pessoa certa esteja no lugar certo" através da
avaliação das capacidades individuais e vinculação destas capacidades às atividades e funções
definidas pela cooperativa.
Toda a atenção ao colaborador é baseada nos princípios e valores da cooperativa. As pes-
soas são valorizadas pela sua capacidade individual de desenvolver as atividades, de resolver os
problemas, superar desafios e, especialmente, pela capacidade de trabalhar em equipe. Além das
competências específicas de cada função, a capacidade de trabalho em equipe é uma das mais
requisitadas. Neste sentido, a Assessoria de Gestão de Pessoas, presta todo o suporte necessá-
rio para as demais áreas, selecionando, contratando e promovendo eventos para a integração e
desenvolvimento das pessoas com o perfil desejado nas diferentes funções para a realização das
atividades da cooperativa.
Nesse contexto, entre outras ações, a área de Gestão de Pessoas definiu para 2013, treina-
mento com enfoque em liderança para os gestores dos níveis de coordenação e gerência, uma vez
que os fluxos dos processos operacionais foram revisados e redesenhados para o melhor desem-
penho das áreas organizacionais. Foi realizado um levantamento das necessidades internas para
embasar um plano de capacitação e desenvolvimento do pessoal. Além disso, uma nova gerência
foi contratada para a Área de Mercado. Foi identificado e selecionado um profissional com desta-
cada experiência em gestão de carteira de clientes, produtos e serviços.
A Assessoria de Gestão de Pessoas, através da atuação integrada, foi uma grande apoiadora
da Assessoria de Planejamento e Processos na capacitação e no desenvolvimento das competên-
cias de toda a equipe Unimed para a conquista do Selo de Governança Corporativa e do Selo de
Qualidade na Gestão (certificação ISO 9001:2008). Todos estão orgulhosos no desenvolvimento
deste ambiente de elevadas competências e profissionalização. O propósito é atender cada vez
melhor o cliente Unimed com eficiência, carisma e dedicação. Encerramos o ano de 2013 com 242
colaboradores, distribuídos da seguinte forma :
Destaca-se que dos 242 colaboradores, 83 (34%) são colaboradores vinculados à estrutura
de assistência médica (Unimed Domiciliar, Medicina Preventiva, Centros Clínicos e Farmácia) e, os
demais, 159 (66%) estão vinculados à estrutura da administração.
83
34,30%
21
8,68% 50
20,66%
52
21,49%
36
14,88%
ADMINISTRATIVO
PRESIDÊNCIA
RECURSOS PRÓPRIOS
SAÚDE
MERCADO
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