Revista Unimed BR - N°7/Ano 3 - page 13

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Agosto | 2013 . N
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07 . Ano 3 . REVISTA UNIMED BR
seguidores. Caso um subalterno
cometa um erro, talvez por in-
competência, o líder deve con-
siderar que foi ele quem falhou.
Se o líder tentar mudar a direção
dessa responsabilidade, não con-
tinuará liderando e dará insegu-
rança a seus seguidores. O clichê
do líder é: "A responsabilidade é
minha".
Duplicação:
o líder de sucesso
está sempre procurando manei-
ras de espelhar suas habilidades
em outras pessoas. Dessa forma,
ele faz os outros evoluírem e
é capaz de "estar em muitos
lugares diferentes ao mesmo
tempo".
Talvez este seja um dos maio-
res atributos do líder:
ser capaz de
desenvolver outros líderes. Pode-
se julgar um líder pelo número
de pessoas nas quais ele refletiu
os seus talentos e fez evoluir.
Profunda crença em seus
princípios:
a expressão "A me-
nos que batalhemos por alguma
causa, nos deixaremos levar por
qualquer causa" resume bem a
importância de ter-se uma cau-
sa pela qual valha a pena viver
e trabalhar. Nada cuja aquisição
tenha valor é muito fácil. O lí-
der de sucesso tem a determi-
nação de atingir objetivos não
importando os obstáculos que
surjam pelo caminho. Ele acre-
dita no que está fazendo com a
determinação de batalhar por
sua realização.
Os diferentes tipos de líder,
segundo o Instituto Brasileiro
de Coaching
Nesta liderança modelada pelos princípios do coaching, as com-
petências são estimuladas, os projetos conduzidos em parce-
ria, as habilidades desenvolvidas, as opiniões ouvidas e levadas
em conta e os colaboradores têm a confiança em seu trabalho.
Este tipo de líder sabe delegar com assertividade, uma vez que
identifica as capacidades individuais de cada um de seus lide-
rados e as utiliza para potencializar seus resultados. Este tipo
de liderança apresenta desafios e novidades motivadoras, que
criam ambiente colaborativo e empreendedor e também mais
feliz e favorável à evolução profissional e ao alcance das metas
da empresa.
As decisões são centralizadas no líder sem qualquer participa-
ção dos colaboradores. Este tipo de liderança é egocentrada e
costuma oprimir seus subordinados. Sua presença causa des-
conforto, pois não valoriza competências, conhecimentos, ha-
bilidades e resultados dos colaboradores. Na maioria das vezes
este líder autoritário enxerga os colaboradores mais talentosos
como concorrentes ao seu posto e mantém postura de defesa
em relação a estes. Assim, cria um ambiente de trabalho em que
os profissionais são cobrados excessivamente e têm de assumir
comportamento submisso.
Esta liderança sabe criar um ambiente em que as decisões são
compartilhadas. Ou seja, os colaboradores também são ouvidos e
suas opiniões e conhecimentos levados em consideração. O líder
com esse perfil sabe conduzir, ensinar, delegar e acompanhar o
trabalho de seus colaboradores e emmuito se assemelha à Lide-
rança Coaching, pois esse modelo participativo compartilha seus
conhecimentos para que estes se desenvolvam e tenham mais
autonomia e confiança para realizar suas tarefas.
Neste tipo, os colaboradores têm liberdade para fazer suas fun-
ções com menos interferências diretas das lideranças e, por si
só, são responsáveis por gerenciar os resultados de seu traba-
lho. Ainda assim, o líder liberal precisa estar atento para que os
colaboradores não fiquem sem condução, cometam erros sem
correção e, com isso, culmine em menor desempenho e queda
de produção para a empresa.
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