Notícias

Gestantes e acompanhantes participam do Projeto Nascer Bem

O pequeno Théo Ricardo ainda não nasceu, mas a mamãe Francielle Cristine Mignoni, grávida de 17 semanas, aproveitou a oportunidade para “refrescar a memória” e aprender mais sobre gestação e cuidados com o recém-nascido ao participar do Projeto Nascer Bem, da Unimed Costa Oeste.
        18 de outubro, 2023

O pequeno Théo Ricardo ainda não nasceu, mas a mamãe Francielle Cristine Mignoni, grávida de 17 semanas, aproveitou a oportunidade para “refrescar a memória” e aprender mais sobre gestação e cuidados com o recém-nascido ao participar do Projeto Nascer Bem, da Unimed Costa Oeste. “O curso veio em uma boa hora, pois faz 15 anos que fui mãe pela primeira vez. Como tudo muda o tempo todo, o curso me auxiliou a sanar algumas dúvidas sobre parto, pós- parto, importância da rede de apoio, amamentação, primeiros socorros, entre outros. Super indico às mamães a participarem, pois o curso nos traz mais segurança nas rotinas diárias antes e após o nascimento do bebê”, contou.

Francielle destacou que o curso é dinâmico e a Unimed Costa Oeste tem um cuidado especial com as mamães e seus acompanhantes. “Uma vidinha começa dentro de você e vai mudar quase todas as suas certezas. Em pouco tempo vai descobrir que é mais forte do que pensava, mais linda quando vista pelos olhos do amor e mais determinada a vencer todos os desafios. A gravidez é um pequeno começo de um grande amor que será eterno, onde o amor não se divide e sim se multiplica", complementou.

Programação

Os encontros foram realizados em três sábados, com módulos onde os profissionais abordaram diversos assuntos. A primeira palestra foi conduzida pela psicóloga Rafaela Pastore, do Atenção à Saúde, que falou aos participantes sobre “Alterações psicossociais na gestação”. “Falamos sobre as mudanças psicológicas que acontecem durante a gestação e como a mãe lidar de forma saudável com isso e, após o nascimento do bebê, de contar com a rede de apoio. Destacamos a importância do pai e da família estar presente no período perinatal, desde a gestação até o bebê completar um ano. Também falamos de aspectos psicológicos e hábitos que elas podem ter para prevenir e promover saúde mental”, frisou.

Além disso, foram trabalhados com as gestantes assuntos como Fases da gestação e vias de parto; exercício físico na gestação; cuidados com o recém-nascido; rotinas de maternidade e aleitamento materno; primeiros socorros; fisioterapia pélvica e odontopediatria. Ao final, houve ainda sorteio de brindes.

Ao todo, 48 gestantes participaram da última turma do Projeto Nascer Bem - realizado em agosto - e cada uma delas levou nos encontros alguém da rede de apoio para aprender também, como papais, avós e madrinhas.