Etapas do processo de adesão dos aplicativos

        31 de maio, 2022

Olá!

A equipe da TI - Digital da Unimed do Brasil está disponível para auxiliar no processo de implementação dos aplicativos Unimed Cliente e Unimed Cooperado, e isso começa desde as primeiras orientações e segue até o acompanhamento da utilização do app após implementado. Entenda como se dá esse fluxo:

  1. Apresentação
  2. Orientações
  3. Execução das integrações
  4. Homologação
  5. Aprovação e produção
  6. Suporte e engajamento
     
 


Apresentação

Este é o momento no qual as Unimeds conhecem as ferramentas, suas características e compreendem o processo de implementação.

É quando a equipe da TI - Digital se reúne com a cooperativa para entender as necessidades específicas dessa Unimed e suas expectativas em relação aos serviços disponibilizados por meio dos aplicativos, além de mapear as demandas envolvidas no processo e estruturar uma linha do tempo para a implementação dos serviços.

A entrega do formulário de adesão preenchido dá a largada no processo de implementação.

 

Orientações

Enquanto orientamos os profissionais da Unimed envolvidos no processo, esclarecendo dúvidas técnicas e de negócios, também já disponibilizamos o acesso ao ambiente de homologação do aplicativo. Esse ambiente é conhecido também por ser uma versão de demonstração de cada app e auxilia para que a cooperativa se familiarize com a ferramenta. Essa é a oportunidade para que a sua Unimed possa explorar os aplicativos e conhecê-los na prática!

É possível logar no ambiente de homologação com usuários de demonstração, que contêm dados fictícios e estão com todas as funcionalidades ativas, permitindo simular a integração com a Unimed. Esse ambiente será utilizado posteriormente para a cooperativa testar suas integrações. Saiba mais sobre como acessar os aplicativos de demonstração neste artigo.

 

Execução das integrações

Para viabilizar o uso das funcionalidades, é necessário integrar os serviços da sua Unimed às APIs dos aplicativos.

Os apps podem ser integrados com os mais diversos sistemas de gestão utilizados pelas Unimeds, permitindo assim o consumo dessas informações. 

O intuito é disponibilizar dados em tempo real para os seus beneficiários e cooperados, por isso a necessidade de integração com os sistemas de gestão.

Vale lembrar:

Atenção, time de TI: o aplicativo trabalha com troca de informações no formato JSON, e é necessário que a Unimed construa endpoints para que a comunicação seja realizada.

Deseja se aprofundar no tema integração? Acesse este artigo.

 

Homologação

Após a liberação do acesso dos nossos IPs, envio dos endpoints e da forma de autenticação de cada funcionalidade, a equipe da Estação fará a configuração no ambiente de homologação e vai liberar o acesso da Unimed, para que que a cooperativa possa testar suas integrações.

Nesse momento, a cooperativa receberá o treinamento para uso do ambiente administrativo.

 

Aprovação e produção

No momento em que a Unimed concluir os testes e validar as funcionalidades, ela deve solicitar à TI - Digital a configuração e disponibilização do aplicativo integrado em produção.

A Unimed, então, vai receber as credenciais para acesso ao painel administrador de produção.

Finalizada a etapa de produção, o aplicativo é validado com a Unimed e está pronto para ser utilizado!

 

Suporte e engajamento

Mesmo após a aprovação do aplicativo, a equipe da TI - Digital segue à disposição das Unimeds no acompanhamento da utilização, com apoio e orientação diante de dúvidas, na gestão dos aplicativos nas lojas App Store e Google Play e no suporte para eventuais necessidades.

Como as ferramentas estão em constante aprimoramento, a TI - Digital também segue trabalhando em atualizações voltadas para promover melhorias, aprimorar serviços e trazer novas funcionalidades.

Nesse sentido, é importante sempre contar com as percepções de cada Unimed, que, com sua experiência e de seus clientes, pode contribuir para tornar esse e outros produtos digitais cada vez melhores.

Espero que este artigo tenha ajudado a compreender as etapas do processo de adesão dos aplicativos!


Veja também outros temas relacionados:

>> Quais as responsabilidades das cooperativas no uso dos aplicativos

>> Enxoval de mídia: peças para campanha de Marketing

 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamado - Sistemas e Aplicações