Faça sua busca aqui
Espaço exclusivo das Unimeds para consulta de artigos e tutoriais
Conecte-se com nosso ecossistema para oportunidades e parcerias
Fique por dentro das nossas novidades e conteúdos
Acompanhe o que é notícia do Unimed Lab, eventos e ações
Conheça o hub de inovação do maior sistema cooperativista de saúde do mundo
Conheça os produtos que disponibilizamos para o Sistema Unimed
Voltar
Olá, colega!
Algumas vezes, pode acontecer de alguma funcionalidade integrada do aplicativo Unimed Cliente e Unimed Cooperado deixar de ficar acessível. Nesse caso, ao invés de abrir o serviço, é exibido aquele formulário de solicitação:
Esse formulário é configurado como regra dos aplicativos para ser apresentado quando ocorrer algum erro na execução do serviço.
Por esse motivo, quando ele é exibido, é necessário que sua Unimed verifique internamente, no seu sistema de gestão, se há algum problema no serviço em questão.
Todas as funcionalidades de integração são webservice, ou seja, integração com o serviço da Unimed. Isso quer dizer que o aplicativo não gerencia essas APIs, então quando ocorre algum problema, é no serviço da Unimed, ou alguma configuração dentro do Gerenciador de Aplicativos.
Existem alguns pontos que podem ser conferidos quando isso acontecer, pois são os problemas mais comuns que fazem o aplicativo exibir o formulário:
Sobre o último item, se o botão tiver habilitado, o aplicativo vai mostrar o formulário de solicitação naquele determinado serviço. Então é só desabilitar, que voltará ao normal.
O responsável pelo serviço também consegue fazer uma requisição com o endpoint configurado para testar o retorno da API e identificar o erro. Nós utilizamos o Postman — essa ferramenta é bem aceita nos testes.
Após a equipe responsável pela API verificar e fazer todos os testes e não encontrar nenhum problema, poderão nos encaminhar a demanda para que possamos analisar se é algo no aplicativo mesmo que esteja causando o comportamento inadequado do serviço.
Se você possui alguma dúvida sobre a funcionalidade em questão ser um serviço integrado ou não, abaixo segue outro artigo que vai ajudar nesse entendimento:
>> Veja aqui a lista completa de funcionalidades dos aplicativos
> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou > Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamados > Sistemas e Aplicações