O que fazer quando um serviço do app não está funcionando?

        06 de junho, 2022

Olá, colega!

Algumas vezes, pode acontecer de alguma funcionalidade integrada do aplicativo Unimed Cliente e Unimed Cooperado deixar de ficar acessível. Nesse caso, ao invés de abrir o serviço, é exibido aquele formulário de solicitação:
 


 

Esse formulário é configurado como regra dos aplicativos para ser apresentado quando ocorrer algum erro na execução do serviço.

Por esse motivo, quando ele é exibido, é necessário que sua Unimed verifique internamente, no seu sistema de gestão, se há algum problema no serviço em questão.

Todas as funcionalidades de integração são webservice, ou seja, integração com o serviço da Unimed. Isso quer dizer que o aplicativo não gerencia essas APIs, então quando ocorre algum problema, é no serviço da Unimed, ou alguma configuração dentro do Gerenciador de Aplicativos.
 

O que fazer

Existem alguns pontos que podem ser conferidos quando isso acontecer, pois são os problemas mais comuns que fazem o aplicativo exibir o formulário:

  • Conferir a liberação de acesso para o IP de nosso ambiente de produção 200.143.34.192/26
  • Os serviços devem possuir um IP (válido) ou URL com acesso à internet. Esses serviços deverão ser disponibilizados na porta 80, 443 ou 16030 e, preferencialmente, ser trafegado em HTTPS
  • Conferir Firewall
  • Conferir Serviço fora do ar
  • Conferir CORS do serviço com bloqueio
  • Conferir lentidão na resposta do serviço
  • Conferir se houve alguma alteração no endpoint do serviço; se sim, é necessário realizar a mudança dentro do Gerenciador de Aplicativos
  • Conferir se a autenticação para acesso aos serviços (Token ou basic authentication) está correta no Gerenciador de Aplicativos
  • Conferir no Gerenciador de Aplicativos, na funcionalidade em questão, se o botão "Exibir formulário" não está habilitado


Sobre o último item, se o botão tiver habilitado, o aplicativo vai mostrar o formulário de solicitação naquele determinado serviço. Então é só desabilitar, que voltará ao normal.
 


O responsável pelo serviço também consegue fazer uma requisição com o endpoint configurado para testar o retorno da API e identificar o erro. Nós utilizamos o Postman — essa ferramenta é bem aceita nos testes.

Após a equipe responsável pela API verificar e fazer todos os testes e não encontrar nenhum problema, poderão nos encaminhar a demanda para que possamos analisar se é algo no aplicativo mesmo que esteja causando o comportamento inadequado do serviço.

Se você possui alguma dúvida sobre a funcionalidade em questão ser um serviço integrado ou não, abaixo segue outro artigo que vai ajudar nesse entendimento:

>> Veja aqui a lista completa de funcionalidades dos aplicativos

 

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