Perguntas Frequentes

Tire aqui suas Dúvidas

1. Como solicitar senha de autorização para exames especiais ou internação?
R. O cliente deve comparecer à sede administrativa da Unimed Além Paraíba ou entrar em contato conosco através de um de nossos canais digitais de atendimentos com o pedido médico em mãos emitido por médico cooperado, preenchido com número do cartão magnético da Unimed Além Paraíba e nome do prestador onde será realizado o serviço (procedimento, cirurgia ou internação).

2. Quanto tempo leva para dar a resposta de autorização do pedido?
R. O prazo varia dependendo da complexidade de cada solicitação médica, pois, o pedido é analisado pelos nossos auditores médicos e de enfermagem quando necessário. Vale apena salientar que em alguns casos o beneficiário deve apresentar relatórios médicos e/ou laudos de exames.

3. Qual a validade da senha de autorização?
R. As senhas têm validade de 60 dias, a contar da data do pedido médico.

4. Qual a validade do pedido médico?
R. A validade do pedido médico é de 30 dias.

5. Quais são os procedimentos que necessitam de prévia autorização?
R. Para todos os casos de internações hospitalares, além de exames e tratamentos especiais, como:
  • Angiografia/arteriografia
  • Cateterismo
  • Cintilografia
  • Densitometria Óssea
  • Eletromiografia e outros
  • Litotripsia
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada
  • Demais procedimentos cirúrgicos

6. Quais serviços podem ser utilizados de imediato?
R. Consultas em pronto-socorros são permitidas a partir de 24 horas da vigência do contrato, e também em casos decorrentes de urgências e emergências.

7. O que é carência?
R. É o período de tempo, ininterrupto, a ser cumprido pelo cliente para adquirir o direito de utilização de determinadas coberturas, contado a partir da data de vigência do contrato.

8. Qual o período de carência?
R. As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato.
Períodos de Carências:
24 horas - Para acidentes pessoais, urgências/emergências em pronto-socorro.
30 dias - Consultas eletivas e exames de análises clínicas (laboratoriais), como audiometria, eletrocardiografia convencional, eletroencefalografia convencional, endoscopia digestiva, raio X simples e ultrassonografia simples.
90 dias - Fisioterapia, colposcopias, endoscopia digestiva e laringoscopia diagnóstica.
120 dias - Exames como: cistocopia, colonoscopia, broncoscopias, provas de função pulmonar, mapeamento de retina, ecocardiografia bidimensional simples, holter, densitometria óssea, exames radiológicos contrastados.
180 dias - Internações (urgência, emergência, eletivas, casos de saúde mental, exceto para partos)
300 dias - Partos e intercorrências no processo gestacional.
730 dias - Doenças preexistentes.

9. O plano tem cobertura para doenças preexistentes?
R. As doenças e lesões preexistentes estão totalmente cobertas a partir dos 24 meses (2 anos) da vigência do contrato.

10. Como consultar endereços de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios?
R. O beneficiário pode realizar esta pesquisa em nosso site através do guia médico online. Segue abaixo o link direto para acesso: site: https://www.unimed.coop.br/site/web/alemparaiba/guia-medico#/

11. Como utilizar Rede Credenciada fora da cidade de Além Paraíba?
R. Nas urgências e emergências o atendimento é nacional, por meio do intercâmbio com outras cooperativas do Sistema Unimed.

12. Como devo proceder para incluir dependentes em meu plano de saúde?
R. Para solicitar a inclusão/exclusão de dependentes do seu plano de saúde, bem como receber orientações sobre valores, regras de inclusão de cada tipo de contrato e documentos necessários para a mudança, entre em contato conosco através dos nossos canais digitais de atendimentos ou através da nossa Central de Atendimento (32) 3466-2233.
Não se esqueça de informar o código (número) do cartão do titular e telefone para contato.

13. Como funcionam as datas de vencimento das mensalidades?
R. A data de vencimento das mensalidades será a mesma da data da vigência do contrato. Para solicitar alteração desta data, leia a questão número 18.

14. Como efetuar o primeiro pagamento?
R. No ato da assinatura do contrato será efetuado o pagamento da primeira mensalidade, juntamente com o valor da inscrição.

15. Quando ocorre o reajuste das mensalidades do plano?
R. É anual, ocorrendo na data do aniversário do contrato. O índice de reajuste é de acordo com o percentual de aumentos de custos médicos hospitalares verificado no período. Este índice é submetido à aprovação da ANS (Agência Nacional de Saúde), um órgão do Governo Federal controlador e regulador das Operadoras de Saúde.
As mensalidades também podem sofrer um reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária de acordo com a tabela constante no contrato do Plano Individual, este será efetivado no mês subseqüente ao aniversário do usuário em questão. Já no Plano Familiar, o reajuste por mudança de faixa etária ocorrerá conforme especificado no Aditivo Contratual Plano Adesão Familiar.
Caso o titular ou responsável pelo plano solicite alguma alteração no plano (inclusão, exclusão de dependentes, alteração de categoria ou acomodação, por exemplo) o valor da mensalidade também sofrerá alterações.

16. Como fazer para alterar o endereço?
R. Para alteração de seu endereço, entre em contato com nossa Central de Atendimento (32) 3466-2233 de segunda a quita-feira das 7:30 às 18:00hrs e na sexta-feira das 7:30 até as 17:00.
Esteja com o número do novo CEP em mãos.

17. Como alterar dados pessoais (dados cadastrais)?
R. A alteração de nome, data de nascimento e estado civil ou outra informação... só poderá ser solicitada pelo titular ou responsável do plano, que deve enviar ou apresentar a documentação comprobatória.

18. Como fazer a alteração de data de vencimento das mensalidades?
R. É necessário estar em dia com suas mensalidades. Caso contrário, regularize sua situação para, posteriormente, fazer a solicitação de alteração de data de vencimento.
Estando com suas mensalidades em dia, basta contatar a Central de Atendimento (32) 3466-2233 e informar a nova data desejada. Esta alteração gerará uma pró-rata (Pró-rata corresponde ao valor da diferença de dias do vencimento atual para o vencimento solicitado. Exemplo: vencimento todo dia 15 solicita alteração para todo dia 25; 25 - 15= 10 dias. Essa diferença gerará um boleto com a parte referente ao valor de 10 dias da sua mensalidade.

19. Posso fazer a alteração de categoria do plano?
R. Sim. É necessário estar em dia com suas mensalidades. Caso contrário, regularize sua situação para, posteriormente, fazer a solicitação.

20. Como proceder para a exclusão de usuário?
R. Não deverá ter pagamentos em aberto. Nesse caso, regularizar a situação e posteriormente entrar em contato conosco. Estando tudo regularizado, o beneficiário ou responsável deve comparecer à sede administrativa da Unimed Além Paraíba ou entrar em contato conosco através de um de nossos canais digitais de atendimento para solicitar o cancelamento do plano de saúde. 

21. Como solicito a segunda via do boleto, cartão magnético ou Guia Médico?
R. O Beneficiário ou resposnsável deve comparecer à sede administrativa da Unimed Além Paraíba ou entrar em contato conosco através de um de nossos canais digitais de atendimentos para a solicitar o cancelamento da via do cartão até então em uso e, logo em seguida requisitar a emissão de outra via do cartão.