Notícias

Curso de Cirurgia Reconstrutiva reúne urologistas no HGU

        06 de setembro, 2022
Estudos de casos e cirurgias ao vivo foram as formas encontradas pelos médicos da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para explicar aos doutores participantes do Curso de Cirurgia Reconstrutiva de Uretroplastia as diferentes técnicas existentes atualmente e promover um evento de educação continuada de alta complexidade.
A capacitação aconteceu no dia 20 de agosto e reuniu médicos das cidades de Toledo, Cascavel, Assis Chateaubriand, Curitiba e Londrina. A parte teórica, com discussão dos casos que seriam operados e diferentes técnicas a serem utilizadas, foi realizada na parte da manhã na Clínica Plena. Na sequência, os inscritos no curso acompanharam três cirurgias ao vivo no Hospital Geral Unimed (HGU). “Realizamos uma uretroplastia anterior, com menor complexidade, porém muito frequente na prática do urologista; e duas posteriores com enxerto de mucosa oral, que hoje é a técnica mundialmente aplicada em casos mais complexos”, explicou o médico urologista e atual presidente da SBU – Secção Paraná, Dr. Eduardo Gomes.
O curso neste formato faz parte de um projeto nacional da SBU, que tem como foco manter o aperfeiçoamento dos urologistas, em especial, os que estão em cidades do interior do Brasil, levando até eles os médicos experts no assunto para capacitá-los. “É um projeto para que seja desenvolvida a urologia reconstrutiva no Brasil todo que ainda é muito restrita a grandes centros. Notamos que têm muitas pessoas com problemas que não estão sendo tratados ou demorando muito tempo para serem realizados os procedimentos e a maioria dos profissionais têm a experiência, são habilitados. A ideia do curso foi de trazer algo mais, avançar no nível de complexidade de reconstrução de uretra e divulgar esse nível de conhecimento para atender uma população maior”, destacou o responsável pelo Serviço de Reconstrução Uretral da Faculdade de Medicina do ABC - SBUSP São Paulo, Dr. Sandro Nassar de Castro Cardoso.
Além do Dr. Sandro, o curso também contou com a presença do responsável por Cirurgia Reconstrutiva de Uretra do Hospital de Clínicas - SBUPR Curitiba/Secção Paraná, Dr. Rodrigo Krebs. “A proposta é que a gente se desloque até os locais onde tem uma concentração de urologistas e possa fazer procedimentos que estão se tornando cada vez mais comuns, além de capacitar os urologistas, discutir os casos, tirar as dúvidas que eventualmente eles tenham e mostrar o avanço das técnicas que estão acontecendo nesta área. Ao realizar as cirurgias realizadas foi permitido explicar para os colegas outros procedimentos que podem ser feitos, outras manobras cirúrgicas, mesmo que não foram executadas nesses pacientes”, frisou.
Dr. Rodrigo ainda ressaltou que a cirurgia de reconstrução representa hoje 20% do volume de cirurgias de urologia, que podem ocorrer por diversas causas. “Basicamente, pelo aumento no número de traumas; de doenças infecciosas nessa região e a própria exposição dos pacientes a procedimentos cirúrgicos urológicos anteriores. Temos visto, ainda, lesões na uretra depois da pandemia da Covid, principalmente, em pacientes que ficaram internados em UTI e que houve a necessidade de uso de sonda urinária. Muitos deles por serem casos graves desenvolveram estenoses, que é o fechamento da uretra”, complementou.
O médico Dr. Felipe Vessoni, de Londrina, terminou a Residência em Urologia recentemente, e aproveitou a oportunidade para se especializar. “Tive a oportunidade de ir em outros eventos com cirurgias ao vivo, mas aqui a imersão foi mais ativa, além de aprender com experts no assunto e fazer contato com os profissionais da região”, disse.




HOSPITAL
A parte prática das cirurgias foi realizada no Centro Cirúrgico do HGU, em Toledo, reunindo além da equipe médica de urologistas e anestesistas, profissionais da área de Enfermagem. “Encontramos no HGU em Toledo um local completo e ideal para suprir as necessidades de um curso complexo de cirurgia reconstrutiva. Pela quantidade de participantes que tivemos demonstra que havia demanda para essa capacitação. A medicina é uma arte e com essa troca de experiências todos aprendem, não só o médico participante do curso, mas também os experts no assunto. Assim evoluímos e dividimos as vivências para somar”, justificou Dr. Eduardo.
Já os médicos palestrantes, Dr. Sandro e Dr. Rodrigo, agradeceram à Unimed pelo apoio à SBU Paraná, ajudando a difundir o conhecimento para mais urologistas. “Ficamos muito felizes com o resultado e participação dos colegas. Com certeza, eventos mais frequentes neste sentido serão realizados em várias regiões do Brasil, devido a demanda que é crescente”, avaliou Dr. Sandro.
O gerente de Enfermagem do HGU, Mateus Girardo da Rocha, reforçou a satisfação de receber no hospital cirurgiões renomados e casos complexos para serem estudados. “Ao trazer esses procedimentos para serem realizados aqui demonstra que o trabalho no HGU está sendo muito bem feito, pois confiaram na estrutura, no corpo clínico e na enfermagem. Um evento desse porte mobilizou as equipes durante toda a semana, além da diretoria, para que fosse um sucesso. Temos uma demanda de 500 cirurgias por mês, em média, e esperamos atrair mais médicos para o hospital para realização de procedimentos de média e alta complexidade, até mesmo pensando no futuro, no hospital que teremos junto ao Biopark”, concluiu.
As três cirurgias realizadas foram bem-sucedidas e o acompanhamento dos pacientes segue no pós-cirúrgico, com troca de informações entre os profissionais envolvidos.