Notícias

Pneumologistas: essenciais no diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares

Texto: Pé de Ideia Comunicação
        02 de junho, 2021

Em tempos de pandemia da Covid-19 os pneumologistas são profissionais fundamentais no tratamento dos pacientes acometidos pela doença. Nesta quarta-feira (2) é celebrado o Dia do Pneumologista e conversamos com o médico Bruno Luiz Marcon, cooperado da Unimed Costa Oeste desde 2019.

Bruno é graduado em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina e com residência em Pneumologia pelo Hospital Universitário Cajuru (PUC) e residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva (UEPG). “Escolhi a profissão por gostar de cuidar de pessoas e ter um sonho de poder ajudar a curar doenças. Sonhava em ser médico desde a infância. Optei pela Pneumologia após longos anos acompanhado por asma na infância, por entender como o paciente se sente e o que a doença afeta na vida dele. Acredito que assim eu consiga entendê-lo melhor e ajudá-lo de forma adequada”, destaca.

O papel do pneumologista

O pneumologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças pulmonares. A mais conhecida delas é a pneumonia, asma e, agora com a pandemia, o que mais estes profissionais escutam é Covid-19 ou coronavírus. “A consulta com pneumologista não existe somente para diagnosticar a pneumonia, mas outros tipos de doenças, como tuberculose; câncer de pulmão; coqueluche; embolia; tosse crônica; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema, entre outras”, frisa.

Segundo o médico, o paciente deve ficar atento aos sintomas e procurar um especialista quando sentir falta de ar, catarro, cansaço, dificuldade em respirar e tosse, para que seja realizado o correto diagnóstico e o tratamento.